Notícia

Imagem destaque notícia Prefeitura e SEMEC implantam sistema ETAPA na Educação Infantil de Araporã

Prefeitura e SEMEC implantam sistema ETAPA na Educação Infantil de Araporã

A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Educação e Cultura (SEMEC) implantou nesse segundo semestre o sistema de ensino Etapa na Rede Municipal. O sistema contempla alunos da Educação Infantil, beneficiando 422 alunos nas unidades CEMEI Professora Erotildes Silva Menezes (maternal II e III e Pré I), CEMEI Antônio Rabelo (maternal II e I0II e Pré I), Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira (Pré I e II). Trata-se de um sistema de alta qualidade adotado por redes particulares de ensino.

Na semana passada, os professores da Educação Infantil passaram por treinamento oferecido pela equipe de especialista do Sistema Etapa. A capacitação aconteceu na Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira e atendeu 21 professores.

O objetivo da Prefeitura e da SEMEC é oferecer toda a estrutura necessária para que a educação de Araporã tenha qualidade, desempenho e eficiência. Tanto é que já está em estudo o projeto para implantação do mesmo sistema para os alunos do Ensino Fundamental.

Uma das novidades oferecidas pelo Sistema Etapa é uma completa assessoria pedagógica e o acompanhamento contínuo para os professores e equipe pedagógica. Essa assessoria vai acontecer a cada quinze dias a nível de formação para professores e palestras motivacionais para pais, alunos, professores e equipes pedagógicas.

ETAPA

Criado em 1990, o Sistema ETAPA é o meio desenvolvido pelo Grupo ETAPA para difundir sua cultura de estímulo e construção de valores. Promovendo a excelência no ensino entre todos aqueles que desejam participar dessa missão, é responsável pela transmissão de práticas e saberes às escolas que pretendem fazer da sua atividade um referencial.

Ao atuar junto às instituições parceiras, o Sistema ETAPA transfere a elas conhecimento direto e conhecimento implícito. O direto está contido em todos os itens utilitários envolvidos: material didático, organização curricular e medição pedagógica. O implícito está na experiência adquirida com a parceria, tanto a proporcionada pelos conhecimentos levados pelo Grupo como a construída pela escola ao longo do processo.

Da união desse conjunto forma-se um círculo virtuoso, no qual o aprimoramento de atuação e pensamentos é a mola propulsora, gerando, assim, grandes benefícios para a instituição e para o país.

Técnica que facilita a fixação dos conhecimentos

O ETAPA adota, desde a sua origem, o ensino em Espiral Crescente. Nesse método, os conceitos apresentados são constantemente retrabalhados e ampliados, permitindo ao aluno acompanhar os conteúdos de forma comparada e gradativa.

O benefício do ensino em Espiral Crescente é a possibilidade de sedimentação mais eficaz do conhecimento.

“O diferencial do ETAPA é fruto de uma metodologia que trabalha os conteúdos das diversas áreas de forma inteligente e extremamente cuidadosa. Inicia os conceitos no Ensino Fundamental e, como uma espiral crescente, avança em complexidade. Usar o material do Sistema ETAPA faz toda a diferença no trabalho realizado. Somos reconhecidos como uma escola forte porque nossos alunos conquistam excelentes resultados nos vestibulares e nas olimpíadas de conhecimentos.”
Escola da Fundação / Funvic – Mococa / SP

Material Didático Articulado

Contando com o Colégio ETAPA, a escola de melhor desempenho do país, como seu centro de produção, o Sistema ETAPA representa um canal de transferência das melhores práticas educacionais para as escolas parceiras. Seus conteúdos abarcam teoria, exercícios, exames simulados, resumos e revisões, que são permanentemente atualizados e continuamente aprimorados. A apresentação segue um formato planejado e coerente que permite ao estudante evoluir harmoniosamente pelos assuntos e exigências, de série para série, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Cidade de Araporã

É pra você que a gente trabalha!