Imagem destaque notícia 1ª JORNADA NÁUTICA AINDA RECEBE INSCRIÇÕES. EVENTO SERÁ NA SEXTA-FEIRA

1ª JORNADA NÁUTICA AINDA RECEBE INSCRIÇÕES. EVENTO SERÁ NA SEXTA-FEIRA

18/03/2019 - 16:29 Agropecuária e Meio Ambiente

Autoridades esperam sensibilizar população ribeirinha para a importância da preservação ambiental.

A Prefeitura de Araporã promove a 1ª Jornada Náutica de Despoluição do Rio Paranaíba dia 22 deste mês, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seagro).
O evento conta com apoio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e parceria de órgãos ambientais, de segurança e do segmento empresarial como Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e de Goiás, Agência Municipal do Meio Ambiente de Itumbiara (Ammai), Araporã Bioenergia, Furnas Centrais Elétricas S.A., Grupo Décio e Areia Bérgamo.
A medida visa à preservação da água e do meio ambiente no contexto do Rio Paranaíba. Tem foco na conscientização da população ribeirinha e dos pescadores profissionais e demais trabalhadores que freqüentam o rio. “Todos nós somos responsáveis pela preservação ambiental”, diz o secretário de Meio Ambiente de Araporã.

EMBARQUE

O embarque está previsto para as 7h da manhã. Embarcações transportando autoridades e parceiros e outras conduzidas por pescadores farão um percurso de 15 quilômetros desde a rampa de acesso ao rio no final da Av. 12 com a Av. Beira Rio, nos limites do Setor Industrial de Araporã até o Rancho do Ingá, rio abaixo, nas proximidades da foz do Rio Piedade, divisa dos municípios mineiros de Araporã e Centralina.
Na descida, a comitiva irá observando a presença de lixo nas margens do Rio e na volta farão o recolhimento do mesmo. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros cuidarão da segurança dos embarcados e não permitirão a utilização de bebida alcoólica. “Em primeiro lugar a segurança, a preservação da vida”, diz o tenente bombeiro do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em Ituiutaba, comandante daquela corporação perante a movimentação náutica.

INSCRIÇÕES

Inscrições estão abertas aos pescadores profissionais que desejarem participar do evento. Deverão procurar a Seagro durante o expediente normal até quinta-feira, 21. O limite de inscrições é de 20 embarcações pesqueiras.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação