Imagem destaque notícia A CRIANÇA EM ISOLAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA

A CRIANÇA EM ISOLAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA

17/08/2020 - 09:00 Saúde Covid-19

O desafio não é só para os responsáveis. As crianças também são afetadas de diversas formas neste momento em que vivemos. Se os adultos precisam das relações humanas para se desenvolverem plenamente como pessoas, as crianças, que estão aprendendo a socializar, necessitam ainda mais.
Acostumadas a correr, brincar, pular e saltar em ambientes abertos e rodeados de amigos e colegas, as criança têm sentido os efeitos de ficar o dia inteiro dentro de casa nesse período de isolamento social. Longe da escola, creches, parques e praças, amigos e familiares e de outros ambientes que tinham habito de frequentar. Com o isolamento social veio também consequentemente o fechamento das escolas, precisando lhe dar com a educação a distância, que é algo inédito para o ensino de crianças e adolescentes.
Além da socialização a criança precisa de atividades para desenvolver sua coordenação motora e suas habilidades cognitivas, também alteradas, já que situação de isolamento restringe a convivência.
Estar longe da escola e dos colegas pode gerar bastante ansiedade na criança, interferindo em seu sono, apetite, na sua respiração e em seu humor, rotina ajuda a criança na organização do tempo, auxilia no desenvolvimento da confiança, da segurança e da autonomia, e ainda permite uma melhor integração de experiências, físicas, sociais e psicológicas.
E se tem algo fundamental para ajudar as crianças a passarem por este momento da melhor forma possível são as brincadeiras e estímulos em casa. É bom estimular a criança fabricar seu próprio brinquedo, a usar a sua imaginação e criatividade. Brinquedos muitos prontos automáticos, contribuem pouco para o desenvolvimento da criança.
É um desafio muito grande. O ideal é manter a rotina, explicar o que está acontecendo e usar os recursos que tem em casa a seu favor e a favor da criança com criatividade. Os recursos tecnológicos de vídeos e voz podem solucionar as questões da ausência. Pois nesse período a criança não consegue estar com os amigos. Sugere se então que seja usado a tecnologia com o monitoramento de um dos responsáveis pela criança para manter o contato com amigos, avos, colegas e tios, primos.

✔️Explore a imaginação das crianças. Lençóis viram cabanas, recortes de revistas viram colagens e quebra-cabeças;

✔️Façam lanches juntos. Além de ser um passatempo divertido, podemos incentivar os pequenos a se alimentarem melhor;

✔️Vejam filmes juntos e comentem depois. Perguntem as cenas preferidas, se teve algo que não gostou, etc.;

✔️Façam experiências e deixem-os se sentirem “grandes cientistas”. Coisas simples, como um vulcão de bicarbonato e refrigerante, encantam as crianças.

✔️Invista em brincadeiras antigas, como adedonha, jogo de pontinhos no papel, pega vareta, dama e dominó e outras.