Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia AGENTES DE ENDEMIAS ENCONTRAM BARBEIROS EM ZONA RURAL

AGENTES DE ENDEMIAS ENCONTRAM BARBEIROS EM ZONA RURAL

17/08/2018 - 10:15 Saúde

Além de picar as vítimas, o inseto pode transmitir a doença de chagas através das fezes

Durante o trabalho de rotina, agentes de combate a endemias encontraram em uma propriedade rural de Araporã alguns exemplares do inseto conhecido como barbeiro. O inseto é temido por ser o vetor da doença de chagas. Os exemplares foram capturados e serão encaminhados para análise laboratorial no Centro de Zoonoses em Uberlândia.

O barbeiro é um animal de hábitos noturnos. A maioria dos casos de chagas por transmissão direta se dá de maneira noturna, enquanto a vítima está dormindo.

A picada deste inseto não dói, pois ele tem, na saliva, um componente anestésico que faz com que a vítima não sinta quando é picada. A picada é percebida, depois de um tempo, pois se sente uma pequena coceira por causa da irritação no local.

Chagas é uma doença infecciosa transmitida pelo barbeiro por meio do contato direto com as fezes. Esta doença também é chamada de mal de Chagas ou Chaguismo.

Os sintomas são ao longo dos anos com a doença, são silenciosos e nos primeiros meses até imperceptíveis. Dentre os sintomas, destaque para insuficiência cardíaca: isto acontece porque o vírus infecta e destrói as fibras musculares do coração, podendo levar a estado grave, podendo levar a morte. Vale ressaltar que isso acontece após alguns anos da contração da doença; e problemas gastrointestinais: pode ocorrer dilatação do colón ou do esôfago, dificultando a passagem de alimentos causando dores horríveis na região do abdominal, vale ressaltar que isso não acontece no começo da doença e sim após alguns meses ou até anos de ter a doença, outro fato, é que os problemas cardíacos e gastrointestinais podem vir juntos, agravando mais o quadro da doença.

O Departamento de Endemias está concluindo o cronograma de trabalho para realizar a aplicação de inseticida na propriedade rural, evitando que o inseto venha oferecer riscos à saúde dos moradores.

Cuidados

Uma das coisas que o inseto precisa, é de um lugar onde se esconder. Por isso, evite lugares propícios a que o inseto se esconda, jogue fora pedras, acumulados de madeira, entulhos, entre outros.

A alimentação do barbeiro não é restrita a sangue de humanos, por isso, se tiver animais de estimação, mantenha-os sempre limpos.

Todas prevenções ainda não são suficientes para inibir a doença, por isso faça exames sanguíneos periodicamente. Faça-os mais ainda quando for picado por um barbeiro, para constatar se está ou não infectado pela doença de Chagas.

GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Últimas notícias