Notícia

Imagem destaque notícia AGENTES DE ENDEMIAS REFORÇAM OPERAÇÃO SANTOS REIS E COMBATEM A DENGUE E OUTRAS ENDEMIAS

AGENTES DE ENDEMIAS REFORÇAM OPERAÇÃO SANTOS REIS E COMBATEM A DENGUE E OUTRAS ENDEMIAS

A Prefeitura de Araporã, através das secretarias de Obras e Planejamento e de Saúde dão continuidade à Operação Santos Reis – Cidade Limpa. Iniciada no dia 09 de janeiro, a força tarefa tem por objetivo levar a todos os setores da cidade serviços como roçagem de terrenos, limpeza de calçadas, coleta de lixo, poda de árvore, varrição, pintura de meio fio, retirada de entulho, dentre vários outros.

Dentre as muitas equipes que não medem esforços para deixar a cidade limpa e organizada, está o Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica. Através do Departamento de Controle de Endemias, a equipe de agentes de endemias foi reforçada para ampliar o combate ao mosquito aedes aegypti. O trabalho consiste na orientação à comunidade sobre a importância de eliminar todos os possíveis criadouros para o mosquito. A equipe também realiza a retirada de todo o material que possa acumular água, elimina criadouros, bem como o tratamento com o UBV leve que é a aplicação de inseticida em locais considerados críticos.

O trabalho dos agentes vai muito além de contribuir para deixar a cidade limpa. Ele tem a missão de evitar que a população seja vítima de doenças endêmicas, como a dengue, chikungunya, zica vírus, febre amarela e até mesmo de pragas e animais peçonhentos como escorpiões, por exemplo.

Para facilitar o trabalho dos agentes de endemias e de todas as equipes envolvidas nessa grande força tarefa, a população deve facilitar a acesso dos profissionais aos imóveis e colaborar mantendo limpos quintais e interior das residências, além de retirar o lixo e entulho para a coleta.


GECOM – Gerenciamento de Comunicação