Imagem destaque notícia Agentes de Saúde recebem capacitação sobre doenças degenerativas

Agentes de Saúde recebem capacitação sobre doenças degenerativas

13/07/2017 - 15:39 Saúde

Treinamento é promovido pelo NASF, Secretaria da Saúde e Prefeitura de Araporã

A Prefeitura de Araporã, através da Secretaria da Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), promoveu no dia 12 de julho, capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O treinamento aconteceu na sede do NASF, localizada na Academia da Saúde, e foi ministrada pelo psicólogo Marcos Pereira da Silva e pela nutricionista Alecsandra Aparecida Ribeiro Duarte. Na pauta da capacitação, doenças degenerativas, como o Parkinson e Alzheimer. O psicólogo focou o treinamento nos sintomas das doenças e no papel do ACS como elo de comunicação entre o paciente, a família e a unidade de saúde. Já a nutricionista falou das implicações nutricionais para essas doenças.

O Agente Comunitário de Saúde tem papel fundamental no apoio aos portadores dessas  e de outras doenças e à sua família. Ele deve certificar-se de que a pessoa com Alzheimer ou Parkinson esteja sendo devidamente acompanhada pela e equipe de saúde e manter-se sempre atento para o risco de maus tratos. Além disso, atenção especial deve ser dada ao cuidador do paciente, que frequentemente desenvolve deterioração da sua saúde física, motora e mental e, consequentemente, a qualidade de vida.

O papel do ACS no auxílio ao paciente com Parkinson (e à sua família) é muito importante, mas não difere da atenção a pacientes com outras doenças crônicas. Deve sempre estar à disposição para escutar as preocupações do paciente e de sua família, assim como garantir que o paciente esteja realizando acompanhamento regular com a equipe.
Atentar sempre para o ambiente familiar, sinais de depressão no paciente e em seu cuidador, assim como sinais de negligência.
Essa capacitação faz parte das ações do NASF que todos os meses reúne os ACS das três unidades do PSF discutindo com os mesmos diversos assuntos relacionados à área de saúde pública. Todas as ações são respaldadas e apoiadas pela Secretaria e pela Prefeitura, uma vez que o objetivo do governo municipal é promover acolhimento e levar cidadania, dignidade atendimento humanizado a toda população.