Imagem destaque notícia AGRICULTOR RECEBE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA EMPREENDER NA ATIVIDADE PRODUTIVA

AGRICULTOR RECEBE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA EMPREENDER NA ATIVIDADE PRODUTIVA

15/03/2022 - 08:00 Agropecuária e Meio Ambiente

Em parceria com a EMATER-MG, a Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e Prefeitura de Araporã têm levado ao produtor rural uma ampla rede de apoio e atendimento que resulta no fomento e fortalecimento da atividade produtiva. Um dos exemplos dessa parceria aconteceu na sexta-feira (11) quando uma equipe da Secretaria acompanhou o produtor rural Rosimar Soares de Freitas de Araporã em uma visita técnica no Assentamento Chico Mendes, localizado no município de Ituiutaba. Essa visita contou com apoio de Maria Carolina de Morais Ferreira (EMATER Ituiutaba) e Adriano de Araújo e Silva (EMATER Centralina/Araporã). Lá os visitantes viram de perto a agroindústria de descascamento de mandioca.

Produtor de mandioca a 18 anos no município de Araporã, Rosimar Soares conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura e assistência técnica da EMATER-MG, o quem tem ajudado a definir estratégias de plantio e produção que melhoram o seu rendimento familiar. O projeto do produtor é empreender para crescer. De forma planejada e com a assistência técnica correta, é objetivo dele investir em uma agroindústria para o descascamento de mandioca, visando agregar valor e melhorar a comercialização da produção. A estrutura planejada pelo produtor vai desde a adequação à legislação e normas sanitárias, passando pelo treinamento e capacitação da equipe, chegando a instalações adequadas e aprovadas pelos órgãos de fiscalização para o descascamento da mandioca, produto origem de vegetal.
O papel da Secretaria e da EMATER-MG é oferecer ao produtor a assistência técnica necessária para transformar em realidade o projeto de empreendedorismo do produtor rural, contribuindo para a sua qualidade de vida, através da geração de renda e da profissionalização da atividade produtiva.