Imagem destaque notícia Aluna de Araporã é destaque na Rede de Orquestra Jovem de Goiás

Aluna de Araporã é destaque na Rede de Orquestra Jovem de Goiás

23/01/2018 - 09:10 Ação Social, Habitação e Defesa Civil

Aos treze anos, musicista fará farte do grupo de músicos que vão se apresenta no Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano

Aluna do Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira, em Araporã, Isadora do Nascimento Rocha, de 13 anos, foi selecionada no final do ano passado para fazer parte do casting do Núcleo de Orquestra Sinfônica Jovem de Itumbiara. Trata-se de um projeto social que faz parte da Rede de Orquestras de Goiás. Violinista e aluna do Espaço de Música há quase quatro anos, Isadora foi uma grande revelação e foi escolhida pelos professores e maestro para fazer parte do grupo de músicos que vão se apresentar na cidade de Goiânia, no Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano. A apresentação será no dia 30 de janeiro e vai marcar o lançamento oficial da Rede de Orquestras Jovens de Goiás.

Para celebrar esse momento, na manhã de segunda-feira (22), a prefeita Renata Cristina Silva Borges recebeu em seu gabinete a equipe do Núcleo de Orquestra Sinfônica Jovem de Itumbiara. A equipe composta pelo coordenador administrativo e professor João Isaías e pelo coordenador artístico e maestro Emanoel Ferreira, além do professor de violino Marcelo Fernandes Borges. Também participaram dessa visita a secretária da Ação Social do município de Araporã, Fabianni Gonçalves Antônio, a violinista Isadora do Nascimento e os pais Sandro Silvestre Rocha e Hosana Aparecida.

Na oportunidade, a prefeita Renata Borges falou da satisfação e orgulho de ver uma aluna do município se destacando no cenário musical. Ela lembrou que o Espaço de Música foi criado como projeto social que tem por objetivo retirar do ócio crianças e adolescentes, usando para isso a iniciação musical. Atualmente conta com mais de 200 alunos matriculados.

No Núcleo de Orquestra Sinfônica Jovem de Itumbiara, Isadora Nascimento chamou a atenção dos professores e maestro. Graças à sua dedicação e comprometimento, a menina foi convidada para fazer parte da apresentação do grupo de músicos de 14 cidades de Goiás que vai participar da cerimônia solene de lançamento do projeto do governo goiano.

Aluna da Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale, Isadora do Nascimento cursa o 8º ano do Ensino Fundamental II. No palco, a timidez típica da adolescência se agiganta em talento e revela a grandeza do dom da musicista. O seu talento e a sua dedicação foram elogiados pelo maestro Emanoel Ferreira.

O maestro elogiou também o trabalho realizado pelo Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira que esse ano vai passar por reformulação. Essa mudança via permitir a formação profissional dos alunos, objetivando a capacitação dos mesmos para o mercado de trabalho, seja como músicos, cantores ou professores.

“Como gestora do município, meu compromisso é aplicar os recursos onde precisa. O Espaço de Música é um dos projetos sociais mantidos pelo município e é muito bom ver o resultado dos investimentos que estamos fazendo. Parabenizo a Isadora pela dedicação e pela conquista e por levar o nome da nossa cidade para outras regiões. Desejo muito sucesso e uma carreira brilhante. O governo municipal está e estará de portas abertas para ajudar no que for preciso. Que você sirva de exemplo e inspiração para os demais alunos do Espaço de Música”, disse a prefeita.

É importante destacar que o Espaço de Música nasceu da parceria entre o governo municipal e a Usina Hidrelétrica Itumbiara (sistema Eletrobras Furnas). Oferece gratuitamente aulas de violão, sopro, flauta, violino, bateria, guitarra, contra baixo, teclado, acordeon, piano, viola, cajon, coral infantil, coral juvenil e coral adulto. Hoje, toda a estrutura é mantida pela prefeitura.