Imagem destaque notícia Aluna de Araporã é três vezes medalha de bronze na OBMEP

Aluna de Araporã é três vezes medalha de bronze na OBMEP

29/11/2017 - 15:24 Educação e Cultura

Por três anos consecutivos, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem uma representante do município de Araporã. Aos 14 anos, Marcela Adriano Martins Peres é aluna do 8º ano da Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale. Veterana no concurso que reúne milhares de alunos em todo o Brasil, na edição de 2017 não foi diferente: Marcela Adriano conquistou mais uma medalha de bronze, acumulando até aqui três medalhas por sua honrosa participação na competição.

Orgulho para a família, para a escola, para os amigos e para o município, Marcela Adriano é o típico retrato dos fundamentos da OBMEP, projeto criado para estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país.

Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), a OBMEP é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas.

A OBMEP premia alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Essa premiação não se baseia mais exclusivamente no resultado das provas. A partir de 2012, houve mudanças nos critérios da premiação: foi estipulado um limite máximo de medalhas para escolas seletivas de acordo com o nível e com o tipo de premiação. Escolas seletivas são aquelas que, em algum momento, realizaram processo seletivo para admissão de alunos.

A premiação de alunos totaliza 500 medalhas de ouro, 1500 medalhas de prata e 4500 medalhas de bronze, totalizando 6500 medalhas. Além disso, são concedidos certificados de Menção Honrosa a até 46 200 alunos.

Aluna da professora de matemática Jordana Alves Ferrante e coordenada por Kelly Mara de Jesus, Marcela Adriano é um exemplo para a comunidade escolar. Conforme conta Maria Cristiane da Silva, a Kiki, diretora da Escola Olintha de Oliveira Vale, Marcela Adriano é exemplar, que ocupa o mural de aluna destaque de todos os bimestre da unidade. “Ela é merecedora destas medalhas, pois é dedicada e compromissada com seus estudos. Parabéns, Marcela, por mais essa conquista em 2017!”, reconhece a diretora.

O município de Araporã, através da Prefeitura Municipal e da Secretaria da Educação e Cultura (SEMEC) parabeniza a aluna Marcela Adriano pelas conquistas e por representar a cidade em tão importante competição. Conquistas como essas reforçam o compromisso da prefeitura e da Secretaria da Educação em continuar trabalhando pela melhoria constante do ensino público.

Marcela Adriano é o exemplo de que o dinheiro aplicado em educação não é gasto e sim investimento que resulta na formação de cidadãos preparados e conscientes do seu papel na vida.

É para você que a gente trabalha!