Imagem destaque notícia Alunos da Escola Olintha participam de Encontro Literário em Uberlândia

Alunos da Escola Olintha participam de Encontro Literário em Uberlândia

29/09/2017 - 16:22 Educação e Cultura

Contando com apoio da Prefeitura de Araporã e Secretaria da Educação e Cultura, alunos dos 9º anos da Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale participaram nessa semana do Encontro Literário do Cerrado (ELICER) realizado pela Prefeitura de Uberlândia. O evento aconteceu durante toda a semana na sede da Unialgar. A viagem foi coordenada pelo professor de língua portuguesa, Flávio Freire.
“Tive o prazer de ver meus alunos entrarem num ônibus para irem a outra cidade (Uberlândia) com o intuito de se entregarem ao mundo da leitura. O protagonismo é todo dado aos artistas da festa: os livros. Somadas a esse festival do conhecimento, as apresentações culturais como contação de histórias, danças e bate-papos com artistas regionais e de renome nacional fizeram o dia de nossos alunos. Ver meus alunos comprando livros e o mais importante: empolgados por estarem ali, daquele jeito. Deixaram-me satisfeito”, destacou o professor Flavio Freire.

A participação dos alunos nesse encontro se deu através de convite da Secretaria Municipal da Educação de Uberlândia e veio coroar o trabalho que o professor Flávio Freire desenvolve com as turmas durante todo o ano e que tem por objetivo despertar, fortalecer a valorizar o interesse pela leitura e pela arte. “É clichê falar da falta do ler em nosso país e da necessidade de buscarmos essa transformação por meio de linhas de história e de versos. Nem discuto mais. Tornou-se um pleonasmo cansativo. Está aí. Se precisamos melhorar a educação, o ensino, que começamos tudo, lendo. Esse dia não foi só um passeio, foi uma resposta clara de que os meninos querem e necessitam disso. Esse foi um dos exemplos de que se pode mudar e de que vale tentar. Obrigado pelo apoio Secretaria Municipal da Educação e à Prefeitura de Araporã. Obrigado à nossa diretora, Cristiane Maria “Kiki” pelo apoio nessa empreitada. E o meu muito obrigado aos nossos alunos pela alegria que me deram nesse dia de hoje. E um obrigado fraterno às minhas queridas Sandra Regina e Ivone. Vocês foram fundamentais nessa viagem. É preciso falar também da participação especialíssima de minha querida Dayana Parreira”, concluiu o professor.

Antes de concluir o ano letivo, o professor Flávio Freire promete apresentar o resultado de uma série de ações e projetos de cunho artístico, literário e cultural que estão sendo desenvolvidos junto aos seus alunos.