Imagem destaque notícia ALUNOS DE ARAPORÃ VISITAM MUSEUS EM BRASÍLIA EM BUSCA DE APRENDIZADO E CONHECIMENTO

20/11/2019 - 10:00 Educação e Cultura

Extrapolar o espaço físico da escola é fundamental para propiciar uma aprendizagem de qualidade, contextualizada e que enriquece os conteúdos curriculares. Os documentos oficiais destacam a importância de os alunos conhecerem e valorizarem características sociais, materiais e culturais do país, reconhecendo-se como integrantes e agentes transformadores do espaço que habitam. Ao contrário de simples passeios, as excursões ou saídas pedagógicas permitem vivências no mundo real, que estão diretamente relacionadas aos conteúdos estudados em classe.
Assim, a adequação da excursão pedagógica ao planejamento curricular da escola, além de propiciar uma aprendizagem significativa ao aluno, também contribui para a ampliação do seu conhecimento de mundo.
Pensando nisso, a Prefeitura de Araporã patrocinou, com recurso do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural, viagem dos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mário Sidney Franceschi, à cidade de Brasília, patrimônio cultural da humanidade.

O trabalho foi conduzido pela Secretaria de Educação e Cultura e Coordenadoria de Patrimônio Cultural, que após aula expositiva interdisciplinar, dinâmica e interativa, levou os alunos a conhecer os inúmeros monumentos e espaços culturais e educativos da capital do país.

Para a educadora e Coordenadora de Patrimônio Cultural, foi uma experiência pedagógica rica, que possibilitou aos alunos adquirir conhecimentos e experiências de grande valor para seus futuros profissionais e pessoais.
Segundo os alunos, conhecer Brasília possibilitou ter uma visão real e concreta da importância do patrimônio cultural para uma sociedade. Isso despertou um novo olhar para o patrimônio de Araporã, fazendo-os valorizar ainda mais a cultura e história local.

O primeiro ponto de visitação foi o Museu do Catetinho, primeira residência oficial que abrigou o então presidente Juscelino Kubitschek, estadista idealizador de Brasília.
No dia de visitas culturais os alunos passaram também pelo Museu Vivo da Memória Candanga, Museu de Valores do Banco Central do Brasil, os vitrais do edifício da Caixa Econômica Federal, Planetário, Memorial JK e Santuário Dom Bosco. Através de visitas guiadas, os alunos puderam aprender mais sobre a história, além de conhecer fatos culturais importantes.
O resultado do dia da visita cultural será apresentado pelos alunos em sala de aula em forma de trabalho, cumprindo assim o objetivo de enriquecer o conhecimento, o aprendizado e o saber.