Imagem destaque notícia ALUNOS DO 5º E 9º REALIZAM PROVA BRASIL

ALUNOS DO 5º E 9º REALIZAM PROVA BRASIL

05/11/2019 - 08:23 Educação e Cultura

Alunos dos 5ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Araporã foram submetidos nessa quinta-feira (31) às avaliações da Prova Brasil. A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
Na última avaliação realizada em 2017, os alunos dos 5º anos conseguiram pontuação de 6,0, superando a meta projetada que era de 5,4. Para esse ano, o MEC projetou meta de 5,7. Em contrapartida, a meta observada para os alunos dos 9º anos foi de 4,6, ficando atrás da meta projetada que era de 4,7, porém acima da média nacional. Para esse ano, a meta projetada para a avaliação dos anos finais é de 5,0.
Além de adotar o reforço escolar em contraturno como forma de melhorar o desempenho dos alunos na Prova Brasil, no primeiro semestre a Prefeitura e a Secretaria da Educação investiram R$ 118,2 mil, recurso esse oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), previstos no Plano de Ações Articuladas (PAR) na aquisição de kits didáticos de português e matemática. O material vai contempla alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e tem objetivo melhorar da proficiência e, consequentemente, promover a melhoria do desempenho dos estudantes do ensino fundamental.