Imagem destaque notícia ALUNOS ESCREVEM E PUBLICAM LIVRO COLETIVO QUE CONTA A HISTÓRIA DE ARAPORÃ

ALUNOS ESCREVEM E PUBLICAM LIVRO COLETIVO QUE CONTA A HISTÓRIA DE ARAPORÃ

15/12/2021 - 15:07 Educação e Cultura

Na quinta-feira (09) o Departamento de Cultura organizou noite de autógrafos para o lançamento do livro “Memórias de Araporã/MG – Entre Versos e Desenhos”. A obra literária é resultado do trabalho de pesquisa dos alunos dos 4ºs anos da Escola Municipal Prefeito Wilmar Alves de Oliveira que foi coordenado pelos professores José Valdejá da Silva, Tatiana Barros, Madalena Pereira dos Santos Silva, Zênia Aparecida Mariana Guerino, Rita Andreia Aparecida de Moura e Clecy Lopes Paulo e supervisora pedagógica Natália Lázara Gouveia. A solenidade de lançamento do livro contou com a presença de autoridades, agentes culturais, comunidade escolar, professores e sociedade.

No total, 113 alunos das turmas 141, 142, 143, 144 e 145 participaram desse projeto que foi inspirado no patrimônio histórico e cultural do município (tombado, inventariado e registrado), como a Ponte Affonso Penna, Banda Marcial Asas da Liberdade, Igreja Nossa Senhora da Guia, Parque Ecológico Antônio Rabelo e Lago do Bem Viver Divino Borges. Os alunos-autores receberam uma série de homenagens das autoridades presentes.

O processo de valorização e de troca possibilita a geração e produção de novos conhecimentos, em um processo contínuo de enriquecimento individual, coletivo e institucional. Partindo disto, foi desenvolvido um projeto de Educação Cultural em que os professores elaboraram, com as suas respectivas turmas este livro literário, considerando as especificidades de suas práticas pedagógicas, seus interesses e os de seus alunos. A referida proposta apresentou uma fundamentação na Educação Patrimonial, a qual ocorre em parceria com o Departamento de Cultura, bem como os elementos que caracterizam o desenvolvimento do livro literário, possibilitando abordagens para os temas envolvidos - Patrimônio Cultural material e imaterial: inventário, tombamento e registro.

Ao final do lançamento, ao lado dos professores, os autores protagonizaram a noite de autógrafos e cada um recebeu o seu livro impresso.