Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia ALUNOS MOSTRAM VISÃO CRÍTICA NO CONCURSO DE ORATÓRIA DA ESCOLA OLINTHA

ALUNOS MOSTRAM VISÃO CRÍTICA NO CONCURSO DE ORATÓRIA DA ESCOLA OLINTHA

12/09/2018 - 18:21 Educação e Cultura

Com o objetivo de estimular a prática de falar em público com segurança e autenticidade, oferecendo aos estudantes a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação ao tema proposto, a Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale realizou no dia 06 de setembro a segunda edição do Concurso de Oratória “Educar para o futuro”. Coordenado pelos professores Simone Veiga da Rocha, Zênia Mariana Guerino, Vanilda Batista de Oliveira, Flávio Freire, Leandro de Souza, Julienes Dias Mendonça e Rildes Rodrigues Freitas o Concurso de Oratória aconteceu no Teatro João Guimarães Rosa e envolveu alunos do 5º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Araporã.
A abertura do concurso de oratória reservou espaço para momento cultural. Além do Hino Nacional apresentado pelos professores do Espaço de Música Ermelindo Ferreira de Oliveira, Neusa Raulino e Cristiano Faria, alunos do projeto também realizaram apresentações musicais para o público presente. Na plateia, além de alunos, pais e professores, prestigiaram o evento os vereadores Reuler Cardoso Pereira e Sebastião Claudenísio da Silva “Biro Biro”, João Carlos Pântano (diretor do IMPA) e diretores escolares.
A apresentação dos alunos foi dividida por turmas e cada performance foi julgada por um júri composto por profissionais ligados à educação, arte e literatura, como Márcio Cabral (escritor, e membro da AILA – Academia de Letras e Artes de Itumbiara); Valéria Maria Gonçalves (graduada em Letras pela ULBRA – Universidade Luterana Brasileira); Thiago Augusto (graduado em Teatro pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia-MG); Adriane Rodrigues da Cunha Borges (pedagoga graduada em Letras pela ULBRA – Universidade Luterana Brasileira, pós-graduada em Orientadora Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira do Rio de Janeiro e coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Araporã-MG).
Diretor da Escola Olintha de Oliveira Vale, Valberto Martins destacou o empenho dos professores-coordenadores do concurso que não mediram esforços na preparação dos alunos para o desempenho apresentado no palco. Da mesma forma, o diretor também parabenizou os alunos por acreditarem e abraçarem o projeto da unidade de ensino.
Para a secretária da Educação, Cristiane Maria da Silva, o concurso de oratória é uma oportunidade para que os jovens desenvolvam a capacidade de comunicação, além de ser um estimulador da reflexão crítica sobre temas sociais.
O jurado avaliou os quesitos entonação, dicção, postura, apresentação e o conteúdo da redação.
Dentre os alunos do 5º ano (turma 152), as três primeiras colocações ficaram com Ana Vitória Amâncio Martins (1º), Eslayne Macedo Rios (2º) e Nathan Chagas Costa (3º).
Entres os alunos dos 6º e 7º anos, os vencedores foram Karolaine Pereira de Souza (turma 272), Ester Elias Patrício (turma 271) e Yasmin Ferreira Marques Jorge (turma 262).
Com resultado extremamente apertado, Marcela Adriano Peres (turma 293), Ana Clara de Oliveira Borges (turma 291) e Lara Fabian Marques Lima (turma 283) conquistaram as três primeiras colocações entre os alunos do 8º e 9º ano.
Os alunos foram presenteados e premiados com medalhas e troféu.
O concurso de oratória contou com apoio da Secretaria da Educação e Cultura (SEMEC) e da Prefeitura de Araporã.

GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO

 

Últimas notícias