Imagem destaque notícia ALUNOS MOSTRAM VISÃO CRÍTICA NO CONCURSO DE ORATÓRIA DA ESCOLA OLINTHA

ALUNOS MOSTRAM VISÃO CRÍTICA NO CONCURSO DE ORATÓRIA DA ESCOLA OLINTHA

12/09/2018 - 18:21 Educação e Cultura

Com o objetivo de estimular a prática de falar em público com segurança e autenticidade, oferecendo aos estudantes a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação ao tema proposto, a Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale realizou no dia 06 de setembro a segunda edição do Concurso de Oratória “Educar para o futuro”. Coordenado pelos professores Simone Veiga da Rocha, Zênia Mariana Guerino, Vanilda Batista de Oliveira, Flávio Freire, Leandro de Souza, Julienes Dias Mendonça e Rildes Rodrigues Freitas o Concurso de Oratória aconteceu no Teatro João Guimarães Rosa e envolveu alunos do 5º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Araporã.
A abertura do concurso de oratória reservou espaço para momento cultural. Além do Hino Nacional apresentado pelos professores do Espaço de Música Ermelindo Ferreira de Oliveira, Neusa Raulino e Cristiano Faria, alunos do projeto também realizaram apresentações musicais para o público presente. Na plateia, além de alunos, pais e professores, prestigiaram o evento os vereadores Reuler Cardoso Pereira e Sebastião Claudenísio da Silva “Biro Biro”, João Carlos Pântano (diretor do IMPA) e diretores escolares.
A apresentação dos alunos foi dividida por turmas e cada performance foi julgada por um júri composto por profissionais ligados à educação, arte e literatura, como Márcio Cabral (escritor, e membro da AILA – Academia de Letras e Artes de Itumbiara); Valéria Maria Gonçalves (graduada em Letras pela ULBRA – Universidade Luterana Brasileira); Thiago Augusto (graduado em Teatro pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia-MG); Adriane Rodrigues da Cunha Borges (pedagoga graduada em Letras pela ULBRA – Universidade Luterana Brasileira, pós-graduada em Orientadora Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira do Rio de Janeiro e coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Araporã-MG).
Diretor da Escola Olintha de Oliveira Vale, Valberto Martins destacou o empenho dos professores-coordenadores do concurso que não mediram esforços na preparação dos alunos para o desempenho apresentado no palco. Da mesma forma, o diretor também parabenizou os alunos por acreditarem e abraçarem o projeto da unidade de ensino.
Para a secretária da Educação, Cristiane Maria da Silva, o concurso de oratória é uma oportunidade para que os jovens desenvolvam a capacidade de comunicação, além de ser um estimulador da reflexão crítica sobre temas sociais.
O jurado avaliou os quesitos entonação, dicção, postura, apresentação e o conteúdo da redação.
Dentre os alunos do 5º ano (turma 152), as três primeiras colocações ficaram com Ana Vitória Amâncio Martins (1º), Eslayne Macedo Rios (2º) e Nathan Chagas Costa (3º).
Entres os alunos dos 6º e 7º anos, os vencedores foram Karolaine Pereira de Souza (turma 272), Ester Elias Patrício (turma 271) e Yasmin Ferreira Marques Jorge (turma 262).
Com resultado extremamente apertado, Marcela Adriano Peres (turma 293), Ana Clara de Oliveira Borges (turma 291) e Lara Fabian Marques Lima (turma 283) conquistaram as três primeiras colocações entre os alunos do 8º e 9º ano.
Os alunos foram presenteados e premiados com medalhas e troféu.
O concurso de oratória contou com apoio da Secretaria da Educação e Cultura (SEMEC) e da Prefeitura de Araporã.