Imagem destaque notícia APAE DE ARAPORÃ GANHA NOVA COZINHA, REFEITÓRIO, LAVANDERIA E ESPAÇO GOURMET

APAE DE ARAPORÃ GANHA NOVA COZINHA, REFEITÓRIO, LAVANDERIA E ESPAÇO GOURMET

30/08/2019 - 10:00 Educação e Cultura

Em solenidade de inauguração, nova meta é proposta: instalar piscina aquecida para atender atividades de recuperação e de recreação dos alunos
Foi com uma grande festa que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) entregou na noite de sexta-feira (23) a ampliação da sede da Escola Nascer do Sol. A unidade de ensino ganhou nova cozinha com refeitório, lavanderia e área gourmet. A solenidade de inauguração contou com a presença da prefeita e várias autoridades municipais, bem como com o presidente da Federação Nacional das Apaes (FENAPAEs), Jarbas Feldner de Barros e MaristelaFeldner de Barros Cunha (diretora da APAE de Tupaciguara). Também prestigiaram o evento, membros da comunidade, família dos alunos apaeanos e representantes das empresas parceiras da APAE Araporã.
Durante a solenidade a comunidade araporense teve a oportunidade de acompanhar uma breve prestação de contas da Apae. Recebendo recursos do Marco Regulatório (R$ 10 mil), contribuição solidária de servidores e representantes da comunidade, bem como apoio e colaboração de empresas e projetos, a Apae de Araporã conseguiu aplicar R$ 40 mil na construção de uma nova cozinha e refeitório, lavanderia e um espaço gourmet. Sob nova direção desde o início desse ano, a instituição firmou parcerias com o Triangulo da Sorte e com a Rede Marte Minas (Troco Solidário). Buscou parceria dos servidores públicos municipais que colaboram com desconto em folha de pagamento e reforçou a parceria com empresas como o Grupo Décio e Araporã Bio Energia.
Juntando todas essas parcerias e contribuições, a Apae que mantém a Escola Nascer do Sol consegue levar atendimento a mais de 70 alunos e usuários diariamente. A reestruturação da escola vem chamando a atenção graças ao trabalho de gestão eficiente e transparente. “No momento em que vemos APAEs sendo fechadas no Brasil, Araporã segue o caminho inverso. Reergueu essa instituição, reestruturou-se e hje é uma referência entre as entidades apaeanas levando atendimento digno e de qualidade às pessoas que da APAE precisam. Me sinto honrado em testemunhar o que está acontecendo hoje em Araporã”, disse do presidente da FENAPAEs.
Para a diretora da Apae de Tupaciguara, Araporã cumpre o ideal apaeano que é a política inclusão dos direitos das pessoas com deficiência em todas as políticas públicas. “Por isso esse trabalho merece nosso respeito e o nosso apoio", frisou Maristela Feldner.
Num discurso marco pela emoção, a diretora da Escola Nascer do Sol agradeceu a confiança e o apoio da comunidade araporense e destacou a importância da dedicação e esforço dos funcionários da instituição que não medem esforços para atender as necessidades da Apae.
Falando como gestora e como cidadã, a prefeita demonstrou todo o seu carinho para com a Apae. Uma das suas preocupações foi implantar o Marco Regulatório para que a entidade pudesse ter mensalmente R$ 10 mil para fazer o seu planejamento. “Hoje nós vemos aqui um trabalho que é fruto de uma junção de esforços e da parceria de todos. É trabalhando juntos que as coisas boas têm acontecido”, destacou a prefeita.
Aproveitando a inauguração da ampliação, a prefeita disse que é um dos objetivos da Apae instalar uma piscina para as atividades dos alunos. “E nós queremos e vamos, se Deus quiser, com a ajuda de todos, entregar uma piscina aquecida por que é isso que os nossos alunos merecem”, afirmou.
Após o descerramento da placa inaugural, aconteceu galinhada beneficente, além de leilão e bingo com prendas doadas por parceiros da Apae. A noite foi animada pelo cantor Cristiano Faria.
APAE
Fundada em 1995, a Apae de Araporã é uma entidade que trabalhar para garantir os direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Atende alunos e usuários de diversas faixas etárias e conta com uma bem-preparada equipe multidisciplinar composta por assistente social, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga e pedagogas.