Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia Aparecimento de escorpiões preocupam autoridades em saúde

Aparecimento de escorpiões preocupam autoridades em saúde

24/07/2018 - 08:25 Saúde

Vigilância monitora perímetro urbano e alerta população para evitar acidentes com os insetos

A Secretaria da Saúde de Araporã e o Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica lançaram nessa semana um alerta à população para o surgimento de escorpiões na área urbana. Moradores encontraram alguns escorpiões da espécie Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo. Essa espécie é considerada uma das mais perigosas por causa da toxicidade do seu veneno.

Para evitar a proliferação dos insetos o alerta é para que a população adote medidas preventivas. Além do escorpião, outros insetos perigosos podem proliferar se encontrarem boas condições. Os proprietários devem manter seus terrenos limpos e bem conservados. Eliminar entulhos e materiais que podem servir de esconderijo e oferecer condições de reprodução para o inseto são medidas que devem ser adotadas. Dentro de casa, os esconderijos preferidos pelos animais são sapatos, roupas penduradas ou jogadas no chão, embaixo de tapetes, camas e sofás. Por isso, todo o cuidado é necessário para evitar contato com o inseto cuja picada pode causar até mesmo a morte de crianças e idosos.

A Vigilância Sanitária e Epidemiológica está realizando o monitoramento para identificar os locais de aparecimento do inseto, além de orientar a comunidade sobre os cuidados para evitar acidentes com o animal.

O escorpião é um artrópode. Com hábitos noturnos, durante o dia, esconde-se sob as cascas de árvores, pedras e dentro de domicílios, principalmente em sapatos. Mede de 5 a 7 centímetros de comprimento. Das 1.600 espécies conhecidas, 25 podem causar acidentes mortais. Dessas, três ocorrem no Brasil.

Os escorpiões perigosos pertencem ao gênero Tithius, e podem ser de coloração amarelada (Tityus serrulatos) ou marrom avermelhado (Tityus bahiensis). Quando picam, causam muita dor local, que se irradia. O paciente pode apresentar suor, vômitos e até mesmo choque. A picada em crianças pequenas pode se caracterizar como acidente perigoso. Crianças e adultos vítimas de picadas de escorpião devem ser encaminhadas imediatamente para uma unidade de saúde.

GECOM – GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Últimas notícias