Imagem destaque notícia ARAPORÃ ABRAÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

ARAPORÃ ABRAÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

12/09/2019 - 07:00 Saúde

Organizada pela Secretaria da Saúde e pela Atenção Básica da Saúde, aconteceu em Araporã na manhã de terça-feira (10) a 2ª Caminhada Pela Vida. Tendo como tema “Um abraço pela vida – Falar é a melhor solução”, a caminhada marcou a comemoração do Dia Mundial de Prevenção do suicídio e faz parte das atividades da campanha Setembro Amarelo. A caminhada contou com representantes de todos os setores da saúde, da educação e da prefeitura, totalizando a participação de aproximadamente 300 pessoas. O objetivo foi chamar a atenção da comunidade, alertando que o suicídio esse é um problema de saúde pública e consequência de vários fatores difíceis na história de vida da pessoa que opta por esse desfecho.
A caminhada teve concentração na Praça Waldomira Neves Ferreira de onde saiu percorrendo a Avenida Tancredo de Almeida Neves até chegar à Prefeitura, onde os alunos e os profissionais da saúde foram recepcionados por servidores da administração, vereadores e funcionários do anexo da Câmara de Vereadores. Durante o trajeto, a Caminha pela Vida contou com apoio da Polícia Militar e do empresário Willian Lopes (Lopes Comunicações).
A equipe multidisciplinar da Secretaria da Saúde composta por psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, dentre outros, chamou a atenção da comunidade para dados alarmantes que mostram que todos os anos morre um milhão de pessoas por suicídio no mundo, algo em torno de 1 morte a cada 40 segundos. Paralelamente a isso, ocorrem entre 10 a 20 milhões de tentativas de suicídio por ano. Por cada pessoa que morre, outras vinte tentam o mesmo caminho.A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até aos 35 anos. A taxa de suicídio é maior nos homens do que nas mulheres.
A equipe também lembrou que a caminhada de conscientização é apenas uma das ações preventivas que é reforçada pela Secretaria da Saúde durante o mês de setembro. O trabalho da equipe multidisciplinar é desenvolvido sistematicamente com ações, campanhas, palestras em escolas, atendimento em sala de espera, encontros de grupo, acompanhamento individualizado, dentre vários outros.
Para a secretária da Saúde, o município de Araporã abraçou essa causa está comprometido em dar todo apoio necessário para alertar a população a respeito da realidade do suicídio e suas formas de prevenção. “Precisamos abraçar essa causa, envolver a comunidade, discutir com as famílias e mostrar que existe uma saída e que a luz no fim do túnel pode vir de uma conversa, de um desabafo, da iniciativa de procurar ajudar. Não estamos e nem ficaremos de braços cruzados diante dessa cruzada em favor da vida. Estamos à disposição para dar o apoio e a atenção necessários. A prevenção ao suicídio passa a ser desde o tratamento médico adequado ao problema apresentado pelo indivíduo até o tratamento farmacológico e acompanhamento psicoterápico. Contudo, os suportes social e familiar são fundamentais para a recuperação da pessoa que precisa de ajuda”, disse.
Na oportunidade, a equipe de psicólogos do município falou da estrutura ofertada por Araporã que garante apoio psicossocial para quem precisa de atenção e ajuda, seja através dos PSFs, do Nasf ou da Saúde Mental.