Imagem destaque notícia Araporã abraça campanha do governo federal e leva saúde para dentro das escolas

Araporã abraça campanha do governo federal e leva saúde para dentro das escolas

02/07/2018 - 08:41 Saúde Educação e Cultura

Alunos de escolas municipais passam por avaliações para identificar casos suspeitos de hanseníase, tracoma e verminoses e recebem informações preventivas

Com o objetivo de levar saúde de qualidade a tida população, a Secretaria da Saúde, através da Atenção Básica a Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Secretaria da Educação, está desenvolvendo ações preventivas nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O plano de ação que foi levado à Escola Olintha de Oliveira Vale tem por objetivo identificar possíveis casos e levar aos alunos orientações preventivas sobre hanseníase, tracoma e verminoses.

A ação é dividida em etapas. Na primeira etapa os alunos recebem informações e orientações sobre a hanseníase, como formas de contágio, sintomas, diagnóstico e tratamento. A ação visa também encontrar casos suspeitos da doença através de avaliação médica.

Na segunda etapa, o médico Leandro Miranda e a equipe do PSF estiveram na escola para avaliação de possíveis casos de tracoma. Os alunos que tiveram a avaliação autorizada pelos pais ou responsáveis passaram por um teste com a equipe multidisciplinar do PSF.

Na etapa seguinte, o foco da ação será a verminose. Além das orientações de profilaxia, cuidados e prevenção, os alunos com autorização dos pais vão receber uma dose de medicamento para combater as verminoses. A meta é combater vermes que causam dor abdominal, diarreia e anemia, e que podem prejudicar o rendimento escolar.

A exemplo da Escola Olintha de Oliveira Vale, os alunos da Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira, autorizados pelos pais, também participaram da campanha.

Essa ação faz parte de campanha lançada pelo Ministério da Saúde que tem como slogan “prevenção e saúde também são matérias da escola”, objetivando esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.