Imagem destaque notícia ARAPORÃ AVANÇA 58,27% EM AVALIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

ARAPORÃ AVANÇA 58,27% EM AVALIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

19/09/2018 - 15:30 Saúde

Município é destaque na avaliação do atendimento da Atenção Básica da Saúde.

Com o objetivo de melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Ministério da Saúde vem realizando sistematicamente a avaliação do Programa Nacional de Melhorias do Acesso da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Na última avaliação realizada em 2017 o município de Araporã ocupou posição de destaque na avaliação que teve 17.482 equipes de profissionais de saúde inscritas. Essas equipes estão distribuídas em 3.972 municípios brasileiros que estão comprometidos em melhorar os serviços de saúde ofertados à população.
O PMAQ-AB foi criado em 2011 para incentivar e estimular a melhoria da oferta de serviços. Para isso, os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde), que cuidam da saúde dos brasileiros, são acompanhados e avaliados.
Na rede de saúde pública do município de Araporã, as três unidades de USB (PSF 1, 2 e 3) foram avaliados no ano passado pela equipe técnica do Ministério da Saúde. Além do atendimento prestado pelos profissionais, foram analisados, também, a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.
Divulgado recentemente, o resultado é altamente positivo. As unidades do PSF 1 e 2 foram avaliadas como muito bom, enquanto que o PSF 3 conseguiu classificação regular.A avaliação é realizada em três ciclos e o resultado divulgado agora pelo Ministério da Saúde refere-se ao terceiro ciclo. Em comparação com o segundo ciclo, a Atenção Básica de Saúde conseguiu avançar 58,27% na avaliação da melhoria do atendimento.
Em linhas gerais essa avaliação positiva resulta em recursos do governo federal para o município. Pela avaliação muito boa, as unidades do PSF 1 e 2 vão receber, cada uma, R$ 10.556,61, enquanto que o PSF 3 vai receber R$ 1.836,01.
Para reforçar ainda mais o desempenho do município de Araporã no PMAQ-AB, dos dezoito municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde, dez registram avanço, enquanto que oito caíram na avaliação.
Para a secretária da Saúde de Araporã, Carla Ferreira de Oliveira Teixeira, o resultado da avaliação reflete o compromisso do governo municipal de promover o bem estar, levando qualidade de vida à população através da saúde pública. A rede pública de saúde de Araporã é reconhecida e elogiada em toda a região por conta das estratégias adotadas em todos os níveis: prevenção, acolhimento, atendimento e resolução dos casos apresentados. “Esse resultado é um motivador para darmos continuidade ao trabalho e buscar a melhoria constante, não só nas avaliações dos entes estaduais e federais, mas, e principalmente, no trabalho que é prestado à comunidade. Esse mérito é dos profissionais da saúde que não medem esforços para atender com qualidade e de forma humanizada a população de Araporã. Isso nos deixa muito orgulhosos e motivados a continuar avançando cada vez mais em favor da comunidade araporense”, disse.