Imagem destaque notícia Araporã começa a construir  parque sanitário

Araporã começa a construir  parque sanitário

24/04/2018 - 13:16 Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos

A Prefeitura de Araporã deu início às obras de implantação do Parque Sanitário do município de Araporã, um sistema de descarte de resíduos sólidos que utiliza técnicas buscando minimizar os impactos que o lixo provoca na natureza.

O valor da obra é de R$ 2.159.979,34 oriundos do tesouro municipal, teve inicio no mês de abril e deve ser finalizada no prazo de um ano .Será executada pela empresa Quebec Construções e Tecnologia Ambiental.

O parque sanitário de Araporã está sendo implantado na área anteriormente degradada pela disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos do município, antigo Aterro Sanitário Adelânia Aparecida Cabral , e segue especificações do Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD), do governo federal.

No parque sanitário, todos os resíduos recebidos terão um tratamento ambiental adequado: os resíduos recicláveis serão direcionados à Usina de Triagem para separação e destinação adequada; os resíduos orgânicos serão direcionados ao pátio de compostagem para a decomposição da matéria orgânica e transformação em composto orgânico, podendo ser utilizado como fertilizante; já os resíduos não recicláveis, também conhecidos como ‘’rejeitos’’ ,serão depositados em valas sanitárias impermeabilizadas por mantas de polietileno de alta densidade e distribuído em camadas, periodicamente intercaladas por camadas de terra.

Com a implantação do parque sanitário, terceiros deverão fazer o descarte do lixo de maneira organizada e com prévia autorização do setor responsável (Secretaria de Serviços Urbanos).

Esta ação busca atender aos requisitos imputados pela Politica Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), sendo Araporã um dos poucos municípios brasileiros que estão cumprindo a legislação ambiental com relação à destinação final correta dos resíduos urbanos.

Segundo a prefeita Renata Cristina Silva Borges, o parque sanitário de Araporã será de extrema relevância para atender a destinação correta dos resíduos gerados dentro do município, e um dos marcos referenciais da sua gestão.

É pra você que a gente trabalha