Imagem destaque notícia ARAPORÃ COMEMORA DIA MUNDIAL DA ÁGUA

ARAPORÃ COMEMORA DIA MUNDIAL DA ÁGUA

25/03/2019 - 15:44 Agropecuária e Meio Ambiente

Organizadores consideram excelentes os resultados e já se ocupam em planejar a próxima edição.

O Dia Mundial da Água (22 de março) foi comemorado em Araporã com a realização da I Jornada Náutica de Despoluição do Rio Paranaíba na manhã da última sexta-feira. Apesar de não ter havido a adesão esperada por parte das autoridades do meio ambiente do vizinho município goiano de Itumbiara – apenas o Corpo de Bombeiros compareceu -, os organizadores consideraram os resultados excelentes.
Mais de 2.000 quilos de lixo foram coletados sendo 80% destinados a catadores de Araporã. Apesar das dificuldades naturais da primeira realização, o secretário da Agropecuária, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Araporã, coordenador da jornada, considerou os resultados excelentes, no que foi acompanhado pela diretora de Meio Ambiente. “A participação das autoridades, dos empresários araporenses e da população foram além de nossas expectativas”, disse o secretário. Ele afirmou que os próximos eventos serão planejados com mais antecedência, o que não ocorreu neste. “Tivemos muito pouco tempo para organizar”, disse.
CUIDADOS AMBIENTAIS
Às 8:40h, após concentração na rampa de acesso do lado mineiro, 15 embarcações iniciaram a descida de 12 quilômetros. Antes, autoridades do meio ambiente e a prefeita de Araporã fizeram breves pronunciamentos. A prefeita lembrou que na condição de engenheira agrônoma é bastante sensível às questões do meio ambiente em seu município. Após enumerar várias medidas de seu governo nas questões ambientais afirmou que as estações de tratamento do Condomínio Paris e do Jardim dos Ipês estão sendo montadas e que a ETE (Estação de Tratamento de Água) do município está passando por readaptações visando o seu funcionamento pleno. Preocupada com os rumos preservacionistas ela afirmou que “muitos se preocupam em ter um rancho na beira do rio, mas são poucos os que cuidam das questões ambientais”. Ela disse ainda a disposição da prefeitura de em breve concretar a rampa de acesso ao rio.
Durante mais de três horas canoas e lanchas recolheram detritos sobre as águas. Em seguida foram colocados em uma draga da Areia Bérgamo ocupando quatro cambas coletoras de lixo doméstico. Estima-se que mais de 2.000 quilos de detritos foram retirados das águas.
Presentes, as autoridades ambientais mineiras representadas pela Polícia Militar Ambiental de Tupaciguara e do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba, além da Polícia Militar de Araporã. Do lado goiano, compareceu o Corpo de Bombeiros. Nenhum incidente foi registrado e as pessoas presentes demonstraram grande interesse em participar. Colaboraram com a realização as empresas Areia Bérgamo, Posto do Décio, Furnas Centrais Elétricas e Araporã Bioenergia.
Segundo os organizadores a ação contou com a presença de cerca de 100 participantes, contudo, durante o almoço oferecido aos mesmos no Clube do Peão, mais de 200 pessoas compareceram.

REPERCUSSÃO

A diretora de Meio Ambiente considerou positiva a repercussão do acontecimento ressaltando a importância que a Ciamig (Associação das Indústrias Sucroalcooleiras de Minas Gerais) assim como o Corpo de Bombeiros de Ituiutaba deram ao acontecimento através das redes sociais e do jornal ituiutabense Folha da Região. “Estamos muito contentes com os resultados”, disse.