Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia ARAPORÃ CONQUISTA META PROJETADA NO IDEB PARA 2021

ARAPORÃ CONQUISTA META PROJETADA NO IDEB PARA 2021

04/09/2018 - 17:33 Educação e Cultura

Rede Municipal de Ensino conquista nota 6 no quinto ano e 4,6 no nono

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou nessa semana o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) aferido em todo o país pela Prova Brasil que foi aplicada no ano passado aos alunos do 5º ano (anos iniciais) e 9º ano (anos finais). A avaliação é considerada o principal indicador da qualidade do ensino em todo o país já que são que submetidos às provas alunos de escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino. A Prova Brasil é aplicada a cada dois anos e nela o governo federal estabelece metas a serem alcançadas.

Na Rede Municipal de Ensino de Araporã, os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental I (5º ano) conquistaram pontuação de 6,0 no IDEB. A meta projetada pelo MEC era de 5,4. Em relação a 2017 (data da última avaliação), esse público registrou um avanço satisfatório. Naquele ano a nota obtida foi de 5,3, quando a meta projetada era 5,1.

Com esse desempenho, os alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Araporã alcançaram, antecipadamente, a meta projetada pelo MEC para 2021 que é média 6,0.

O resultado dos anos finais do ensino fundamental II (9º) ficou abaixo da meta projetada pelo governo federal. Com nota 4,6, foi registrada queda acentuada em relação ao índice projetado que é 4,7. O resultado é ainda mais preocupante quando comparado com o resultado de 2015 quando a nota verificada foi de 4,9.

O resultado da avaliação do 9º ano preocupa as autoridades em educação, gestores e especialistas. A queda na avaliação verificada nessa etapa de ensino não é pontual e a preocupação não é exclusiva do município de Araporã. Em todo o país o MEC registrou baixo desempenho na avaliação da Prova Brasil entre os alunos do 9º ano.  Em linhas gerais, apenas sete, dos vinte e sete estados brasileiros conseguiram alcançar a meta proposta para 2017 que é 4,7.

Para a secretária da Educação e Cultura do município, Cristiane Maria da Silva, o desempenho baixo na avaliação do 9º ano se deve, em grande parte, ao índice de reprovação no ano anterior uma vez que o IDEB é formado pelo Saeb (prova de português e matemática aplicada a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação/reprovação/abandono dos alunos).

A secretária disse ainda que há motivos para comemorar já que a Prova Brasil apontou evolução na avaliação do 5º ano em 2017 depois de apresentar quedas seguidas em 2015 (5,3) e 2013 (5,8) em comparação com o ano de 2011 (5,9).

Com relação à nota do 9º ano, a secretária disse que a Secretaria da Educação e a Prefeitura vão continuar apoiando e investindo na formação continuada dos professores e na estrutura educacional para que o município alcance melhorias nos próximos ciclos avaliativos, nos dois níveis em que aplicada a avaliação. Afinal, Araporã tem o ensino público reconhecido e referência em toda a região.

 GECOM – Gerenciamento de Comunicação

Últimas notícias