Imagem destaque notícia Araporã defende junto ao Circuito Alta Mogiana apoio ao empresário do turismo

Araporã defende junto ao Circuito Alta Mogiana apoio ao empresário do turismo

26/06/2017 - 13:30 Desenvolvimento Econômico e Turismo

Araporã defende junto ao Circuito Alta Mogiana apoio ao empresário do turismo

O Município de Araporã esteve representado na reunião mensal do Circuito Alta Mogiana (Amitam – Associação Municipal de Interesse Turístico Alta Mogiana) realizada nesta quinta-feira, 22, na Câmara Municipal de Brodowski, no interior paulista. O secretário de Desenvolvimento Econômico,Turismo e Comunicação Eduardo Borges compareceu ao evento acompanhado dos auxiliares Brasilaves Borges e Hugo Leonardo. Importante lembrar que Brodowski situada a 17 quilômetros a nordeste de Ribeirão Preto é a cidade natal do imortal pintor brasileiro Cândido Portinari (1903-1962).

O principal tema do encontro foi a discussão do Plano de Ação 2017 naquela oportunidade aberto às propostas dos associados do circuito que tiveram a chance de apresentar suas sugestões. Dentre os pontos defendidos por Araporã, destaque para a necessidade de apoio da Amitam no sentido de proporcionar aos municípios meios para alavancar o desenvolvimento dos operadores do turismo, tanto os já estabelecidos como os potenciais. “Não existe turismo sem a participação do empreendedor local” diz Eduardo Borges, que defende a necessidade de apoio incondicional a eles. “A nossa prefeita Renata Borges está sensível ao problema e não medirá esforços no sentido de oferecer apoio a todos”, conclui o secretário.

O gestor do circuito Manoel Pedro Leal prometeu acionar o Sebrae  nesta direção, solicitando aos associados a elaboração imediata do Inventário Turístico de seus municípios. Mediante proposta defendida por Renato Rezende de pleitear junto ao Sebrae-Uberlândia um Balcão de Turismo para atender aos municípios da região próxima que inclui os municípios do Alto Paranaíba, Manoel Pedro também se dispôs em encaminhar e defender tal proposta.

Todas as sugestões apresentadas foram anotadas para serem processadas e apresentadas ao plenário da Amitam na próxima reunião marcada para o dia 17 de julho na cidade de Sacramento, sede da associação. Este trabalho está sendo coordenado pelo diretor de turismo da prefeitura de Uberlândia Renato Rezende que acompanhado do gestor Manoel Pedro estiveram em Brasília recentemente obtendo do Sebrae Nacional o compromisso de estreitar a assistência aos municípios associados ao Circuito Alta Mogiana (Amitam).

Esta foi a primeira reunião do Circuito Alta Mogiana da qual participou o Município de Araporã que recém filiou-se àquela associação. “Participar é a melhor maneira de capacitar-se frente aos desafios que aí estão”, lembra o supervisor de turismo Brasilaves Borges.

A Amitam (Circuito Alta Mogiana) foi fundada em 2001 por Manoel Pedro Leal e congrega 37 municípios mineiros e paulistas incluindo Araporã, Centralina, Cachoeira Dourada aqui no Alto Paranaíba, além de Uberlândia, Campina Verde, Uberaba e outros no Triângulo Mineiro e municípios paulistas, principalmente da região de influência de Ribeirão Preto. O atual presidente é o prefeito de Sacramento Wesley De Santi Melo.