Imagem destaque notícia Araporã desenvolve ação no Dia de Luta Antimanicomial

Araporã desenvolve ação no Dia de Luta Antimanicomial

17/05/2018 - 16:31 Saúde

Para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Secretaria da Saúde de Araporã juntamente com o NASF ( Núcleo de Apoio à Saúde da Família) realiza nessa sexta-feira (18) palestra com a psicóloga Leyryane Martins Barbosa. O evento vai acontecer no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 8h30 e é voltado para profissionais da área da saúde, secretários, diretores e coordenadores escolares, dentre outros.

O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental. Foi em 2001 que a Lei Paulo Delgado foi sancionada no país. A Lei redireciona a assistência em saúde mental, privilegiando o oferecimento de tratamento em serviços de base comunitária, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais, mas não institui mecanismos claros para a progressiva extinção dos manicômios.

As condições da saúde mental no Brasil evoluíram, porém a Luta Antimanicomial não parou. Ainda acontecem manifestações em todo o país no dia 18 de maio, para que se mantenha vivo o cuidado com os doentes, e para que fique claro que eles não devem ser excluídos da sociedade e maltratados como eram antigamente, mas sim orientados e acompanhados para que possam encontrar seu lugar no mundo.

Romper com a cultura manicomial e com todas as formas de opressão social, para construir possibilidades de convívio com as diferenças é essencial em uma sociedade democrática que preza pelos Direitos Humanos.

A ação do Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Araporã conta com apoio da Prefeitura, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação e Cultura e Câmara de Vereadores.