Imagem destaque notícia ARAPORÃ DISCUTE COM COMUNIDADE PROPOSTAS PARA A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

ARAPORÃ DISCUTE COM COMUNIDADE PROPOSTAS PARA A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

19/03/2019 - 08:13 Saúde

Com o objetivo de orientar os debates e definir as diretrizes para a 8ª Conferência Municipal de Saúde, na sexta-feira (15), o Conselho Municipal de Saúde, Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde reuniram os segmentos organizados da sociedade e os representantes do poder público para discutir propostas e levantar sugestões para a elaboração das políticas públicas que vão nortear a saúde nos próximos anos. A pré-conferência aconteceu no Centro de Apoio do Idoso de Araporã (CAIA) e na oportunidade foram apresentados os eixos que serão levados à conferência. O evento máster da Saúde Municipal vai acontecer no dia 27 de março, no Teatro João Guimarães Rosa.

O tema da Conferência de Saúde é definido pelo governo federal e nesse ano vai discutir “Saúde como direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. Em cima dessa temática, os municípios apresentam, debatem e discutem as propostas que vão atender as suas demandas na qualidade do atendimento na área da saúde. Por isso as pré-conferências são tão importantes para a consolidação da política nacional da saúde.
Durante a pré-conferência realizada pelo município de Araporã, os grupos conheceram os três eixos que serão discutidos na conferência: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Várias sugestões foram apresentadas e discutidas. Essas sugestões serão condensadas nos três eixos prioritários e levados para discussão e votação na Conferência Municipal. Depois de votadas, as sugestões serão transformadas em propostas e levadas para a Conferência Estadual de Saúde. Ainda na conferência serão eleitos os delegados que terão direito a voz e voto na etapa estadual da conferência.
A Conferência de Saúde é um evento aberto à comunidade e fazendo o dever de casa, o município de Araporã ajuda a fortalecer o SUS, tendo em vista que nenhum outro país do mundo consegue mobilizar essa expressiva participação popular na formulação e no controle da política pública de saúde.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação