Imagem destaque notícia Araporã e itumbiara anunciam medidas restritivas ao trânsito de veículos sobre a ponte afonso pena

10/10/2017 - 11:00 Desenvolvimento Econômico e Turismo Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos

Representantes dos municípios de Araporã e Itumbiara se reuniram ontem, 09, no lado mineiro da Ponte Afonso Pena para deliberar sobre as restrições ao tráfego de veículos pesados que vêm insistindo em desobedecer a sinalização que proíbe seu tráfego sobre aquele patrimônio histórico nacional.

Do lado mineiro, estiveram presentes os secretários Eduardo Borges (Sedetur) e Geraldo Adriano (Obras e Serviços Urbanos), enquanto do lado goiano compareceu o superintende de Trânsito Luiz Humberto Ferreira, o Betão. Eles se faziam acompanhar de assessores e técnicos.

Na reunião ficou deliberado que a partir do dia 16 próximo, não mais será permitido o trânsito de veículos sobre a ponte com altura superior a 2,20m de modo a cumprir determinação do Iphan  - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (ver documento em anexo), tendo em vista a segurança do patrimônio e das pessoas que por ali trafegam.

Ficou determinado o horário das 14:00 às 16:00h (dia 16/10) para o fechamento da ponte, horário em que serão instaladas as novas barras de limitação de passagem dos veículos que vão impedir a passagem de vans e caminhões ¾, por exemplo. “Procuramos um horário de menor fluxo para interromper o trânsito”, disse o secretário Eduardo Borges alegando ter sido esse o horário de consenso escolhido para impactar menos os usuários da ponte.

Segundo o superintendente Luiz Humberto, a Prefeitura de Itumbiara estuda medidas a serem tomadas em conjunto com a Prefeitura de Araporã visando à recuperação dos danos causados à ponte no mês de julho, quando por ali trafegou, contrariando a sinalização existente, uma carreta com placa do estado do Paraná. Os danos causados não afetaram a estrutura da ponte conforme laudo pericial encomendado à época pelos municípios de Itumbiara e Araporã. Tais medidas estão previstas no Ofício nº 170/17 Gab. IPHAN/GO encaminhado ao prefeito de Itumbiara José Antônio da Silva Netto em 14/08/2017. Elas aguardam o desdobramento das investigações a cargo das polícias goianas e mineiras no sentido de atribuir responsabilidades sobre o mencionado ilícito.

A responsabilidade pela conservação da Ponte Afonso Pena cabe paritariamente aos municípios de Itumbiara e Araporã, desde novembro de 2012, ocasião em que foi realizado o tombamento.