Imagem destaque notícia Araporã exporta modelo de política sócio-assistencial

Araporã exporta modelo de política sócio-assistencial

22/05/2018 - 16:24 Ação Social, Habitação e Defesa Civil

Programas e ações implantadas pelo governo começam a ser copiados por outras cidades

A Prefeitura de Araporã está exportando o modelo de gestão da sua política de assistência social para vários municípios da região. A rede da assistência social araporense tem servido de referência e despertado a atenção de prefeituras vizinhas. Desde o ano passado, prefeitos e representantes de municípios mineiros e goianos têm vindo a Araporã conhecer a estrutura mantida pela prefeitura e pela Secretaria da Ação Social, Habitação e Defesa Civil. Essa rede de serviços atende a comunidade carente, bem como famílias e pessoas em condição de vulnerabilidade, através de programas sócio-assistenciais, projetos e atividades sociais e das oficinas ofertadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Da mesma forma, projetos e programas de cunho social como o Espaço de Música Ermelindo Ferreira de Oliveira, Rua de Lazer Itinerante e a Colônia de Férias (Projeto Alegria) também estão chamando a atenção por sua funcionalidade e retrospecto positivo como ferramenta de transformação social, desenvolvimento e qualidade de vida.
No mês de abril o prefeito de Indianópolis (MG) Lindomar Amaro Borges e a primeira-dama e secretária da Assistência Social Marivânia Márcia Borges Amaro visitaram o município de Araporã com o objetivo de conhecer o trabalho social desenvolvido pela prefeitura. A estrutura do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Espaço de Música e as ações da Rua de Lazer e da Colônia de Férias impressionaram os visitantes.
Além de Indianópolis, o município de Araporã já recebeu a vista de representante das cidades de Aloândia (GO), Buriti Alegre (GO), Cachoeira Dourada (GO), Inaciolândia (GO) e Canápolis (MG). Todos os visitantes ficaram satisfeitos com a estrutura oferecida por Araporã e pelo leque de serviços e atendimentos levados às famílias. Os visitantes demonstraram interesse em copiar o exemplo positivo da política sócio assistencial desenvolvida pelo governo araporense.
Estrutura apresentada
O CRAS abriga os atendimentos do SCFV que, através das diferentes oficinas, leva atendimento ao público com idade a partir de seis anos até a terceira idade. Ali são ofertadas oficinas de pintura em tela para 65 alunos; Jiu Jitsu que atende em média 60 alunos; capoeira com 38 alunos ativos; arte circense que atende 20 alunos.
O PAIF atende candidatos com idade a partir dos 16 anos com as oficinas de cabeleireiro (13 alunos), manicure/pedicure (13), sobrancelha (10), auto maquiagem (10), tapete em cordão (20), patch aplique (14) e pintura em tecido (13).
Atendendo a crianças, adolescentes e adultos o Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira está a cargo da Secretaria da Educação e Cultura. O espaço tem estrutura e capacidade para atender até 330 alunos com aulas de iniciação musical como canto coral, guitarra, acordeom, cajon, viola, violão, violino, saxofone, bateria, teclado, flauta, contrabaixo.
Um importante projeto apoiado pela Prefeitura é o Centro de Apoio ao Idoso de Araporã (CAIA). Contando com mais de 80 inscritos, a entidade oferece atividades de lazer e recreação para as pessoas da terceira idade ou mesmo pacientes com prescrição médica. Com apoio da Prefeitura e da Secretaria da Ação Social, o CAIA oferece oficinas de tapete em grade e bordado, além de atividades de ginástica, hidroginástica, truco, sinuca, dentre outras.
Ofertada pela Prefeitura e Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, a Rua de Lazer leva entretenimento e diversão a centenas de famílias que a cada edição transformam a ação social em um evento ainda maior. O evento é aberto à comunidade e oferece atividades esportivas, recreativas e de lazer.
A Colônia de Férias é outro exemplo de cidadania desenvolvido pelo governo municipal. A junção de esforços entre a Prefeitura e as secretarias da Educação e Cultura, Juventude, Esporte e Lazer e Ação Social resulta numa grande festa para as crianças e acontece nos meses de janeiro e julho levando diversão, lazer, cultura e esporte para os alunos que nesse período estão de férias escolares.
Todas essas ações fazem de Araporã uma referência em qualidade de vida e mostra que, com a junção de esforços e a participação de todos, o município tem exportado o seu modelo de boa gestão e compartilhado com as cidades vizinhas as experiências produtivas implantadas pelo atual governo.