Imagem destaque notícia Araporã faz bonito e abraça campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

23/05/2017 - 08:43 Ação Social, Habitação e Defesa Civil

O município de Araporã abraçou a Campanha Faça Bonito e realizou no dia 18 de maio uma grande cruzada em favor ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação Maio Laranja realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Núcleo de Proteção Social Especial foi abraçada pela Prefeitura, Secretaria da Ação Social, Habitação e Defesa Civil, Centro de Apoio ao Idoso de Araporã (CRAS) e Polícia Militar. A prefeita Renata Cristina Silva Borges; a secretária da Ação Social, Fabinni Gonçalves Antônio; o secretário de Finanças, Cílio Vargas; o secretário da SEDETUR, Eduardo Borges prestigiaram e apoiaram o evento, bem como o comandante da PM, Tenente João Vieira Batista.

As ações da campanha aconteceram em frente à nova sede do CRAS, na Rua Gabriel Dias, no Centro, e contou com a apresentação das oficinas desenvolvidas pelo Núcleo de Proteção Social Especial e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCVF) cujo objetivo é trabalhar com crianças e adolescentes a prevenção a situações de risco, como abuso e exploração sexual, exploração da mão de obra infantil, drogas, dentre outros. Entre as oficinas ofertadas estão dança, arte circense, pintura em tela, jiu jitsu, capoeira e várias outras.

Para a Secretária da Ação Social, Habitação e Defesa Civil, Fabianni Gonçalves, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças. “Nossa missão é chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. Em Araporã, o poder público mantém uma rede de serviços e atendimentos de enfrentamento às situações de vulnerabilidade e temos orgulhos em fazer parte de um governo compromissado com a prevenção e o combate a qualquer tipo de violência contra nossas crianças”, assinalou a secretária.

A ação foi complementada com a apresentação dos alunos do Projeto Tocando o Futuro. Gerido pela Secretaria da Ação Social, o projeto integra a grade do Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira, outra importante ferramenta de combate à vulnerabilidade social e que contribui ainda para revelar e lapidar talentos.

Além disso, a comunidade recebeu orientações preventivas e de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Informações como a importância de denunciar a agressão e os meio legais para a denúncia também foram levados ao conhecimento do grande público. Qualquer denúncia de abuso ou exploração deve ser feito à Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Conselho Tutelar, ou ainda através do Disque 100.

A tarde de atividades ofereceu ainda para o público participante a distribuição de algodão doce, gincanas temáticas, pula-pula e sorteio de brindes.

O encerramento do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi encerrado à noite, com apresentação do filme O Silêncio de Lara. A apresentação reuniu mais de duzentas crianças e adolescentes no Teatro Municipal João Guimarães Rosa que acompanharam o curta metragem que retrata o abuso sofrido pela personagem principal que consegue reverter a situação denunciando o agressor.