Imagem destaque notícia Araporã inicia ano letivo com mudanças e inovações na educação

Araporã inicia ano letivo com mudanças e inovações na educação

30/01/2018 - 09:13 Educação e Cultura

O ano letivo na Rede Municipal de Ensino de Araporã começou dinâmico e com grande plano de trabalho ara ser executado em 2018. As aulas tiveram início na segunda-feira (22). A Prefeitura e Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) prepararam para esse ano uma intensa programação e grandes mudanças. O ano começou com o anúncio da criação da Escola Lápis de Cor. Anexo do CEMEI Antônio Rabelo, a unidade vai atender alunos da pré-escola I e II. A escola vai funcionar no bloco 4 da Escola Olintha de Oleira Vale, no espaço onde funcionava a Escola Estadual Mário Sidney Franceschi.

Para implantar a escola, a prefeitura está aplicando recursos próprios da ordem de R$ 259 mil na reforma, ampliação e adaptação e outros R$ 200 mil na aquisição de carteiras e móveis adaptados para os alunos dessa faixa etária. A escola ficará pronta no começo de fevereiro. Enquanto isso, os alunos do pré I e II foram abrigados nas instalações da Escola Municipal de Formação Técnica Profissional José Inácio Ferreira. “As instalações não são adequadas para o projeto que temos para a pré-escola, mas é um processo temporário. No começo de fevereiro nossos alunos vão ganhar uma escola digna e à altura das nossas crianças, com tudo planejado para elas tenham o melhor ensino-aprendizado”, diz Cristiane Maria da Silva, secretária de Educação.

O planejamento do governo municipal para a área da educação inclui a implantação do Centro Municipal de Línguas Estrangeiras e Portuguesa. A escola via atender alunos da rede municipal, a partir do 4º ano, alunos da rede estadual e servidores públicos municipais.

Outra mudança pela qual a educação vai passar será de endereço. A Secretaria de Educação e Cultura vai mudar para o anexo da prefeitura para dar espaço para implantação do Centro de Línguas Estrangeiras. O anexo da prefeitura (antiga Secretaria de Administração) está passando por ampliação, reforma e adaptação para abrigar a Secretaria de Educação. “Como estamos vendo, o ano de 2018 será de muito trabalho e de muita realização. Essas mudanças se fazem necessárias para que nossos alunos tenham mais conforto, comodidade e qualidade de ensino. Esse é um dos compromissos que temos junto à prefeita Renata Borges”, explica a secretária.

Qualidade, desempenho e evolução são de fato preocupações do governo municipal que no ano passado investiu pesado na educação. Adquiriu para a educação infantil o Sistema Etapa Público que foi nesse ano ampliado para o ensino fundamental I atendendo até o 5º ano.

Contando com 1450 alunos matriculados, a Rede Municipal de Ensino de Araporã é uma referência para os municípios da região. E essa referência se faz do transporte escolar à entrega do certificado de conclusão de cada etapa de ensino.

Atualmente o município se responsabiliza pelo transporte de alunos da zona rural, além de transportar alunos para cursos universitários e técnicos para a cidade de Itumbiara, em Goiás. No perímetro urbano, mesmo que não seja obrigado, o município faz o transporte de alunos do pré ao 3º ano do ensino fundamental.

Em função da criação da Escola Lápis de Cor que já conta com 200 alunos matriculados e do crescimento da demanda no número de alunos dos CEMEIs (292) e da Escola Prefeito Wilmar Alves de Oliveira (462), o Departamento de Transportes precisou replanejar o transporte escolar urbano eu agora atende a alunos que estudam até o 3º ano. A prefeitura está buscando alternativas viáveis para que o transporte escolar urbano volte a atender os alunos do 4º ano. Enquanto isso, a Secretaria de Educação e o Departamento de Transportes pedem a compreensão dos pais. Reconhecem a importância do apoio no transporte escolar urbano e destacam que o governo municipal presa por levar à comunidade todo apoio para que o bem estar e qualidade de vida sejam solidificados.