A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde, através do Departamento de Epidemiologia deram início nessa semana à campanha de vacinação contra a influenza. O objetivo é imunizar todas as pessoas do grupo de risco entre os dias 23 de abril e 1º de junho deste ano. O público alvo prioritário dessa campanha são crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) trabalhadores em saúde, indivíduos com 60 anos ou mais, professores, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis mediante prescrição médica.
A vacinação está acontecendo nas salas de vacinas dos PSFs 1 e 2 no horário das 7h às 10h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira . É necessário a apresentação do cartão de vacinas e, no caso de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, a prescrição médica. O Dia D da campanha vai acontecer no dia 12 de maio. Nesse dia, a equipe da Secretaria da Saúde fará uma grande mobilização no PSF 1 (Centro) para vacinar o público alvo. As atividades serão desenvolvidas das 8h às 16h.
A Secretaria da Saúde elaborou um plano estratégico para vacinar os servidores da área da saúde. Nessa segunda-feira (23), pela manhã estão sendo vacinados os funcionários do Centro de Fisioterapia, Farmácia, Vigilância Sanitária e Epidemiológica. À tarde, a vacinação será os servidores do plantão do Hospital João Paulo II e Secretaria da Saúde. Às 20h, serão vacinados os servidores do plantão do Hospital João Paulo II.
No dia 24, serão vacinados os servidores dos PSFs 1, 2 e 3, pela manhã. À tarde e à noite, serão vacinados os funcionários do hospital que trabalham no plantão.
A Secretaria da Saúde informa que os servidores da saúde serão vacinados no local de trabalho, não sendo necessário deslocar até uma das salas de vacina dos PSFs. É indispensável a apresentação do cartão de vacinas.
A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três tipos de influenza, como o H1N1, H3N2 e o B. A vacina é contraindicada para uso por indivíduos com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo ou seus derivados, às proteínas de galinha, a qualquer componente da vacina (ou seja, como definido na composição, incluindo os resíduos de fabricação), ou após a administração prévia desta vacina ou outra vacina contendo os mesmos componentes.
Atenção doadores de sangue!
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados contra a influenza devem ser considerados como inaptos, temporariamente, pelo período de 48 horas.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, respirar ou pelas mãos, que após contato com pessoas recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.
Cidade de Araporã
É pra você que a gente trabalha!