A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde estão desenvolvendo um criterioso plano de ação para combater a hanseníase. Conforme o calendário do Ministério da Saúde, janeiro é classificado como o mês roxo e direcionado ao combate à doença. Há vários anos a cidade de Araporã é considerada zona endêmica para a hanseníase e o objetivo do poder público é mudar essa realidade através do rastreamento de pacientes, orientação e acompanhamento de toda a família. Nesse plano de ação, a meta é mobilizar toda a comunidade e erradicar a doença.
O pontapé inicial nesse plano de trabalho foi a capacitação da equipe técnica composta pela médica Lynea Cardoso Honorato e a enfermeira padrão Marcela Cristina Borges Lemes (PSF2). A capacitação aconteceu no Centro de Referência Nacional em Hanseníase/Dermatologia Sanitária (CREDSH), da Universidade Federal de Uberlândia. Essa equipe será responsável por transferir as informações e orientações para as unidades de saúde da família.
Enquanto isso, as equipes dos PSF’s estão realizando mine palestras nas salas de espera de cada unidade. Levando orientações sobre a doença e distribuindo material informativo, a ação aborda de forma direta grande parcela da comunidade.
De forma geral, a orientação de núcleo de Atenção Básica à Saúde é que a população procure imediatamente a unidade do PSF do seu bairro ao notar o surgimento de manchas no corpo.
A hanseníase é uma doença causada por um micróbio que atinge a pele e os nervos. É um problema de saúde pública no Brasil. Caracteriza-se pelo surgimento de manchas brancas ou avermelhadas, caroços e dormências em qualquer parte do corpo, dor nos nervos e fraqueza nos braços, mãos, pernas e pés. A transmissão acontece através da respiração de uma pessoa doente, sem tratamento, para outra, durante o convívio diário.
A hanseníase tem cura. O tratamento dura de 6 a 12 meses, sem afastar o doente dos familiares, dos amigos, da escola, do trabalho ou do lazer. O tratamento é oferecido somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por isso, totalmente gratuito.
Para intensificar ainda mais essa ação, a Secretaria da Saúde, através da Atenção Básica, está preparando algumas campanhas. Uma dessas ações será levada às escolas. O objetivo é fazer dos alunos multiplicadores das orientações sobre a doença, incentivando os pacientes a buscar tratamento, atingindo assim o maior número possível de pessoas. Os agentes comunitários de saúde também são importantes nessa ação.
Cidade de Araporã
É pra você que a gente trabalha!