Imagem destaque notícia Araporã passará a ser atendida pelo SAMU 192

Araporã passará a ser atendida pelo SAMU 192

29/06/2018 - 10:49 Saúde

Serviço entrará em funcionamento no dia 03 de julho e vai integrar o atendimento de urgência e emergência em 26 cidades da região

A prefeita Renata Cristina Silva Borges e a secretária da Saúde do município de Araporã, Carla Ferreira de Oliveira Teixeira participaram na última terça-feira da solenidade oficial de inauguração da Central Operativa do SAMU 192. O serviço faz parte da Região Ampliada de Saúde do Triângulo Norte. A solenidade aconteceu em Uberlândia, na sede da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP) e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Nalton Moreira da Cruz. O serviço entrará em operação no dia 03 de julho, a partir das 7h e vai atender uma população estimada em mais de 600 mil pessoas de 26 cidades da região, tendo Uberlândia e Ituiutaba como cidades-base.

Para o município de Araporã trata-se de um marco para a saúde pública. Através da central 192, Serão atendidos pacientes que sofrerem acidentes com traumas e fratura, tiverem quadros de problemas cardiorrespiratórios, crises convulsivas, surtos psiquiátricos, trabalho de parto com riscos à mãe ou filho, queimaduras graves, intoxicação, envenenamento, sangramentos, hemorragias e ocorrência de maus tratos.

“Um marco na Saúde do nosso município. Com 1 ano e meio de Governo, para mim é um privilégio conseguir que Araporã seja coberta na Urgência e Emergência com médicos e equipe totalmente especializada. No dia 03 de julho, às 7h, o 192 estará em pleno funcionamento para nos atender. Hoje me sinto feliz porque a nossa população terá um atendimento mais especializado”, disse a prefeita Renata Borges.

Conforme a secretária da Saúde, é uma grande conquista, mas também um ato de coragem aderir a este sistema, por se tratar principalmente de um serviço de urgência. “Desejo de coração que, todos os pacientes de nossa cidade e região sejam prontamente atendidos por esta rede e que nossa saúde esteja em boas mãos. Que os nossos profissionais façam ótimo uso desse novo projeto”, reforçou Carla Ferreira.

Cobertura

Serão beneficiados com o início do funcionamento do Samu Triângulo Norte os municípios de Araguari, Cascalho Rico, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Monte Alegre de Minas, Prata, Nova Ponte, Patrocínio, Monte Carmelo, Coromandel, Abadia dos Dourados, Douradoquara, Grupiara, Estrela do Sul, Romaria, Iraí de Minas, Ituiutaba, Campina Verde, Santa Vitória, Gurinhatã, Ipiaçu, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Canápolis e Centralina.

A gestão do SAMU ficará a cargo do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (Cistri). A efetivação do serviço teve participação decisiva dos 26 prefeitos que integram a Região Ampliada de Saúde do Triângulo Norte, dentre eles, a prefeita Renata Cristina Silva Borges.