Imagem destaque notícia ARAPORÃ REALIZA CAMPANHA DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

ARAPORÃ REALIZA CAMPANHA DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

19/06/2019 - 10:08 Ação Social, Habitação e Defesa Civil

Promovida pelo Núcleo de Proteção Social Especial, através da Secretaria de Ação Social, Habitação e Defesa Civil e apoio da Prefeitura Municipal, foi realizada semana passada a “Campanha Rompendo o Silêncio”, edição 2019.

A programação teve início na manhã do dia 14/06 com a blitz educativa – “Cuide de quem sempre cuidou de você” com as presenças da Polícia Militar, da equipe do Núcleo de Proteção Social Especial, da presidente do COMID – Conselho Municipal do Idoso de Araporã e de algumas idosas que participam do CAIA – Centro de Apoio ao Idoso de Araporã.

No período da tarde aconteceu a palestra sobre a temática, proferida pela psicóloga Maiara Duarte. A palestra abordou os tipos de violência que acometem à pessoa idosa, o que a legislação diz através do Estatuto do Idoso, como e onde denunciar, rompendo, de fato, o ciclo do silêncio. Foi trabalhada também a questão do fortalecimento da rede de atendimento à pessoa idosa e a promoção da sua autonomia e autoproteção. O evento foi encerrado com um lanche da tarde oferecido pelo CAIA.

A campanha é realizada todos os anos no município com o objetivo de mobilizar a sociedade para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. O junho violeta é o mês de combate a violência contra o idoso, instituído no dia 15 de junho de 2006, através da Rede Internacional de Prevenção de Maus Tratos Contra Idosos (INPEA), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) que dedicou a data ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

LEMBRETE:

Em caso de suspeita de violência contra a pessoa idosa, procure a Polícia Militar ou o Núcleo de Proteção Social Especial, situado a Rua Gabriel Dias nº 53, Centro, ou disque 100. A denúncia é anônima e sigilosa.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação