Imagem destaque notícia Araporã realiza etapa municipal da Conferência da Educação

Araporã realiza etapa municipal da Conferência da Educação

08/11/2017 - 09:55 Educação e Cultura

Numa parceria com Fórum Municipal de Educação (FME), Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Prefeitura Municipal de Araporã foi realizada na terça-feira (07) a Conferência de Educação de Minas Gerais – Etapa Municipal. O evento que aconteceu no Teatro João Guimarães Rosa tem como objetivo criar e fortalecer espaços de debate, acerca dos problemas educacionais e sociais da comunidade, de forma a perceber como eles interferem e se relacionam com o mundo. Além dos servidores da educação como professores, monitores, coordenadores pedagógicos, diretores, participaram da conferência a prefeita Renata Cristina Silva Borges, os vereadores Reuler Cardoso Pereira (coordenador do FME) e Sebastião Claudenísio da Silva, pais e alunos. A conferência teve como tema central “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais - SIEP/MG e a Implementação dos Planos de Educação”. A abertura do evento contou com apresentação de professores do Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira que apresentaram a música Trem Bala e executaram o Hino Nacional.

Apresentando caráter mobilizador e deliberativo, a Conferência Municipal de Educação é apenas uma das etapas desse movimento. Serão realizadas ainda as estapas Territorial (Uberlândia), Estadual (Belo Horizonte) e Nacional (Brasília). Durante sua realização foram apresentadas propostas relativas ao Sistema Municipal e Estadual de Educação, à efetiva implementação do Sistema Nacional de Educação e ao monitoramento, à avaliação e à implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, nas três esferas federativas, e avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação qualidade social, pública, gratuita, democrática, inclusiva e laica no município e em Minas Gerais, servindo como base para a discussão no Documento-Referência da 3ª CONAE.

Para a coordenadora de comissões do Fórum  Municipal da Educação (FME), Vera Rufino Ferreira Custódio, a Conferência é um espaço democrático aberto ao Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação.

O vereador Reuler Cardoso, coordenador do FME, parabenizou a organização da conferência como ferramenta para avaliação dos avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais.

A prefeita Renata Borges destacou o trabalho de qualidade que é realizado na educação de Araporã. Mas reconheceu também que é preciso continuar avançando para que as propostas e metas do PME e do PNE sejam alcançadas, beneficiando todas as esferas da educação pública. “Que as propostas levantadas nesse evento possam servir como base para a discussão nas esferas estadual e federal”, disse a prefeita.

Na oportunidade, aconteceu também a apresentação do relatório bianual de monitoramento do PME.

Logo após aconteceu a palestra ministrada pelo Professor Dr. Marcelo Soares Pereira da Silva (Professor Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, membro da diretoria da Associação Nacional de Política e Administração em Educação (ANPAE) como Vice-Presidente da Região Sudeste, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas).

No período da tarde os participantes foram divididos em grupos para os trabalhos em eixos, de onde saíram as propostas que foram condensadas, votadas e eleitas para serem defendidas na etapa Territorial que acontecerá até o dia 25 de novembro.

Eleição dos delegados

Conforme seu regimento, a Conferência deve eleger três delegados titulares e três suplentes representantes da Educação Básica, um delegado titular e um suplente representante da Educação Profissional e um delegado titular e um suplente dos movimentos sociais.

Dessa forma foram eleitos delegados titulares Katiuscia Gomes, André Donizete Martins e Meire Plínea Silva e suplentes Adair Fraga, Vera Rufino e Marlon Duarte como representantes da Educação Básica; delegado titular Valberto Martins e suplente Percilvânia Estrela, representando a Educação Profissional; e, por fim, como representante dos movimentos sociais o vereador Reuler Cardoso como delegado titular e Gabriel Uche, suplente.

Cidade de Araporã

É pra você que a gente trabalha!