Imagem destaque notícia ARAPORÃ REALIZA SUA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

ARAPORÃ REALIZA SUA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

28/03/2019 - 17:24 Saúde

Realizou-se nesta quarta-feira (27), no Teatro João Guimarães Rosa, a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Araporã, sob o patrocínio da Prefeitura Municipal, coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. A ação foi desenvolvida sob o tema “Democracia e Saúde”, tendo a “Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. Esta é a primeira etapa da 16ª Conferência Nacional da Saúde sendo a Conferência estadual a etapa intermediária., de acordo com a Constituição Federal. É realizada anualmente em todo o território nacional.
O encontro teve início às 7:30h com o credenciamento dos participantes seguido de um café da manhã e da abertura oficial às 8:40h. Depois, foi a vez do assessor jurídico da Amvap advogado Alexandro de Souza Paiva na condição de palestrante falar sobre “Saúde Como Direito e Consolidação do SUS”. Às 10:30h foi a vez da nutricionista Alessandra Aparecida Duarte falar sobre “Eu e o SUS”.

ABERTURA OFICIAL

Após a execução do Hino Nacional pela cantora Neusa Raulino, acompanhada do sanfoneiro Wallace Araújo, ambos pertencentes ao Espaço de Música Hermelindo Ferreira Oliveira, houve os pronunciamentos oficias por parte dos representantes da Câmara Municipal, do Gabinete da Prefeitura, do Hospital Municipal João Paulio II, da Secretaria de Saúde, da vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde que deu início oficial à conferência e da própria prefeita municipal de Araporã.
Após um breve relato sobre as ações de sua pasta e se referir à “excelente qualidade” de sua equipe, a secretária de Saúde afirmou que Araporã tem uma Saúde Pública que vai além dos limites do SUS. “Temos um governo que aplica com responsabilidade os recursos destinados à Saúde”, disse. A prefeita falou da necessidade de aperfeiçoar os mecanismos de comunicação para que as informações cheguem com mais eficácia à população. Ela atribuiu as reclamações de alguns usuários do sistema à burocracia existente imposta pelas circunstâncias, quando do atendimento ao público, mas afirmou que “ninguém sai sem o devido atendimento”. Na oportunidade ela elogiou toda a equipe de profissionais da Saúde. Afirmando ser “uma boa notícia”, a prefeita anunciou o início imediato da segunda etapa de revitalização do Hospital Municipal. Primeiro serão construídos mais dez apartamentos, depois, reformas na Enfermaria, na Cozinha e na Lavanderia. Admitindo o pior da crise já passado, a prefeita anunciou para breve a reforma do Teatro Municipal João Guimarães Rosa, local do acontecimento.

DELEGADOS

A partir das 13:00h foram apresentados por funcionários da Secretaria de Saúde os três eixos temáticos que compõem a programação: “Saúde Como Direito”, “Consolidação do SUS” e “Financiamento do SUS”. Às 15:30h foi realizada a eleição dos quatro delegados à Conferência Estadual a ser realizada proximamente. São eles: Representantes dos usuários: Sueli Kakuda de Oliveira Moraes e Jennifer Lorrayne Piedade Teixeira titulares e Maísa Ribeiro Oliveira e Aparecida Fátima de Moura suplentes. Representantes dos trabalhadores: Maria Aparecida Andrade Freira, titular e Estelita May, suplente. Representantes do Gestor/Prestador: Juliana Fernandes da Silva, titular e Edilaine Aparecida Silva, suplente.

Na parte final do encontro, a partir das 16:00h houve dinâmica de grupos com apresentação dos trabalhos e aprovação das propostas em plenária final. Os trabalhos foram encerrados às 17:00h.