Imagem destaque notícia ARAPORÃ RECEBE O PROJETO MINISTÉRIO PÚBLICO ITINERANTE

ARAPORÃ RECEBE O PROJETO MINISTÉRIO PÚBLICO ITINERANTE

28/06/2018 - 16:29

Araporã recebeu no dia 26 o Ministério Público Itinerante, projeto realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais em parceria com a ABO/MG que objetivou um contato mais próximo com os cidadãos, apresentando-lhes os serviços e a forma de atuação do Ministério Público, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos, bem como a maneira de defendê-los.

O evento aconteceu na Praça Dr. Antônio Hélio de Castro, local onde foram montadas as estruturas com unidades móveis e estandes. Esteve presente no evento o Promotor Silvio dos Reis Sales e sua equipe, que atenderam e orientaram os cidadãos em diversos segmentos de responsabilidade do MP. O Ministério Público também entregou às escolas 400 revistinhas da Turma da Mônica para as turmas de alfabetização e 400 kits lanche. A juíza da comarca de Tupaciguara Danielle Louise Rutkowski Dias Engel também participou do evento.

Na oportunidade, vários segmentos municipais disponibilizaram seus serviços, através da Secretaria de Ação Social (Assessoria Jurídica, orientações sobre Cadúnico, Bolsa Família, BPC ); da Secretaria Municipal de Saúde (aferimento de pressão arterial, testes de glicemia, além de orientações e panfletagem sobre diversos tipos de doenças); da Secretaria Municipal de Educação (cantinho da leitura), Secretaria de Meio Ambiente (doações de mudas, e orientações ambientais), Secretaria de Administração (emissão de carteiras de trabalho), a extensão do TJMG em Araporã que contribuiu com o atendimento jurídico ,a prefeita Renata Borges e o vice-prefeito Roberto Wanderley do Nascimento atenderam a população em seus gabinetes que foram instalados no evento. O evento também contou com a parceria dos Correios na emissão de CPF, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) orientou os cidadãos sobre o Microempreendedor Individual (MEI), o Conselho Tutelar (orientações sobre direitos da criança e do adolescente) a Policia Militar, e a Policia Civil (Identidades)..

No final do evento foi realizado um balanço de atendimentos realizados, que muito alegrou os realizadores: foram realizados 61 emissões de 2ª via das certidões de nascimento, casamento, óbito e retificações; 60 identidades; 54 atendimentos pelo MP dentre eles  pensão alimentícia, direitos da pessoa com deficiência, mediação de conflitos familiares, atendimentos na área previdenciária, ajustes na aposentadoria e benefícios previdenciários e avaliação de tempo para aposentadoria, 40 atendimentos pela assessoria jurídica, 92 testes de glicemia, 104 aferições de pressão arterial, 13 atendimentos do SEBRAE e 1 palestra sobre o MEI , 15 atendimentos do CADúnico, BPC e Bolsa Família, 12 carteiras de trabalho, 30 atendimentos pela Secretaria de Meio Ambiente e o Departamento de Água e Esgoto, entrega de 30 mudas além de 26 atendimentos realizados pela prefeita Renata e o vice Roberto.

É pra você que a gente trabalha !