Imagem destaque notícia ARAPORÃ RECEBERÁ CARRETA DO HOSPITAL DE AMOR

ARAPORÃ RECEBERÁ CARRETA DO HOSPITAL DE AMOR

14/09/2018 - 10:50 Saúde

Em cruzada pela vida, ação envolve Prefeitura, Secretaria da Saúde e Hospital de Amor e vai oferecer exames preventivos de câncer de colo de útero e próstata.

A cidade de Araporã recebe no próximo dia 20 (quinta-feira) a Carreta do Hospital de Amor de Barretos. A parceria entre o Hospital de amor, Prefeitura de Araporã e Secretaria da Saúde vai oferecer atendimento gratuito para mulheres e homens. Dentre os atendimentos estão exames preventivos de papanicolau para detecção de câncer de colo de útero e PSA para detecção de câncer de próstata. O Papanicolau é exame preventivo rotineiro na vida da mulher e que pode salvar vidas. Já o PSA trata-se da coleta de sangue e é necessário para identificar o câncer de próstata para os homens.

Para ser atendido é necessário atender os critérios dessa cruzada em favor da vida. O público alvo são mulheres com idade entre 25 e 64 anos (papanicolau) e homens com idade entre 50 e 69 anos (PSA) que não tenham realizado o exame no último ano.

O agendamento deve ser feito na unidade do PSF de origem e são necessários documentos pessoais, Cartão de Vacinas e Cartão SUS. As vagas são limitadas.

O atendimento na Carreta do Hospital de Amor será realizado no dia 20, entre as 8h e as 12h, no Parque do Peão João Luis Ferreira.

ORIENTAÇÕES AO PACIENTE DE PAPANICOLAU:

Idade: 25 a 64 ANOS

*Não ter feito histerectomia total;

* Não pode ser virgem;

*Não pode estar grávida ou com suspeita;

* Após menstruação considerar 5 dias;

* Ter realizado exame a 1 ano;

* Não usar pomada ginecológica 2 dias prévios;

* Não ter relação sexual 2 dias

ORIENTAÇÕES AO PACIENTE PRÓSTATA:

Idade: 50 a 69 ANOS

*Obrigatoriamente estar de Jejum;