Imagem destaque notícia Araporã receberá no dia 26 de junho o projeto Ministério Público Itinerante

Araporã receberá no dia 26 de junho o projeto Ministério Público Itinerante

08/06/2018 - 13:42

Para orientar os representantes do poder público e os parceiros, Allec Vieira, servidor do Ministério Público de Belo Horizonte esteve em Araporã na manhã de terça-feira (05). A reunião aconteceu no Teatro João Guimarães Rosa e contou a presença da prefeita Renata Cristina Silva Borges, com a procuradora geral do município, Ana Maria Teixeira Rocha, com os secretários Carla Ferreira (Saúde); Cristiane Maria da Silva (Educação e Cultura); Eduardo Borges (SEDETUR/Comunicação); Eliane Santana Martins (Juventude, Esporte e Lazer); e Fabianni Gonçalves (Ação Social, Habitação e Defesa Civil), vereador Sebastião Claudenísio da Silva, comandante da Polícia Militar, Tenente Wellington Naves; representantes de entidades e conselhos municipais; dentre outros.

Na oportunidade, o representante do MP explicou às autoridades o que é o projeto e qual é a estrutura necessária para os atendimentos à comunidade. Durante todo o dia a equipe do MP e seus parceiros vão colocar à disposição da comunidade toda a rede de serviços e atendimentos.

O projeto Ministério Público Itinerante é uma realização do MPMG em parceria com a ABO/MG. O objetivo é estabelecer um contato mais próximo com os cidadãos, apresentando-lhes os serviços e a forma de atuação do Ministério Público, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos, bem como a maneira de defendê-los. Em cada localidade visitada, uma estrutura com unidade móvel e estandes é montada em locais públicos, como parques e praças. A população pode assistir a palestras, obter orientações e receber atendimento em relação às diversas áreas de atuação do Ministério Público, como direito do consumidor, saúde, meio ambiente, idoso e pessoa com deficiência, crianças e adolescentes. Também são distribuídas cartilhas e outras peças didáticas produzidas pelo órgão. Em parceria com outros órgãos, como Polícia Civil, cartórios, Procon, INSS, é ofertada a emissão de documentos e ajuizadas ações conciliatórias, concessão de benefícios previdenciários.

A prefeita Renata Borges reafirmou o compromisso do município de oferecer todo o apoio necessário para a realização do evento que vai atender gratuitamente toda a comunidade araporense. Ela reconheceu que a ação vem reforçar ainda mais o compromisso do município para com o Poder Judiciário exemplificado com a extensão do Tribunal do Justiça que foi instalada em Araporã no ano passado.

Cidade de Araporã

É pra você que a gente trabalha!