Após visitar Rifaina-SP, no dia 19, representantes da Sedetur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Comunicação), participaram da última assembleia geral do Circuito Turístico Alta Mogiana em Sacramento-MG.
A reunião foi realizada no restaurante da Gruta dos Palhares mantido pela Prefeitura Municipal de Sacramento. Acompanhado do Diretor Executivo da AMITAM (Circuito Turístico Alta Mogiana) Manoel Pedro Leal, o prefeito de Sacramento e presidente da entidade Weslley Di Santi de Melo deu boas-vindas aos visitantes. Também presente o prefeito de Cachoeira Dourada-MG Ovídio Afrodantas, o diretor do Parque Náutico de Jaguara Ivan Sebastião Afonso e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Cultura de Sacramento professor Carlos Alberto Serchi.
Também presentes representantes de vários municípios paulistas e mineiros, incluindo Araporã, Cachoeira Dourada e Tupaciguara, da região do Alto Paranaíba, no Triângulo Mineiro.
Na pauta, discussões sobre a Rota da Arte, Política de Desenvolvimento do Artesanato Brasileiro, entre outros, com destaque para a abordagem feita pelo atual diretor de Marketing da AMITAM Renato Rezende sobre o Plano de Ação 2017 da entidade cuja discussão teve início na reunião de junho. Dado importante que não passou despercebido do representante de Araporã Brasilaves Borges, é a possibilidade de o município reivindicar recursos da ONU através da Agenda 2030 e do ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para o titular da Sedetur secretário Eduardo Borges, participar de um circuito turístico ativo como o Alta Mogiana é “a certeza de obter o embasamento necessário para um caminhar seguro rumo ao desenvolvimento da atividade turística”. Segundo ele, o apoio obtido junto à prefeita Renata Borges “torna o trabalho prazeroso e realizável”.
A AMITAM é a Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana envolvendo 35 municípios das regiões nordeste do estado de São Paulo e Triângulo Mineiro. O nome Alta Mogiana se deve à antiga Cia. de Estradas de Ferro Mogiana, que dividiu suas linhas de operação em três regiões: baixa, média e alta entre os dois estados.
Sobre a visita à Rifaina,o testemunho a um projeto turístico de altíssimo nível o “Nossa Praia” que comprova o acerto na determinação dos gestores públicos aliados ao segmento empresarial e à população no sentido de empreender turismo. O trabalho de Rifaina prova que praia não é exclusividade do litoral. Voltaremos ao assunto.
Cidade de Araporã
É pra você que a gente trabalha!
Gruta dos Palhares. Grande atração turística de Sacramento
Prefeito Weslley Di Santi(D) e o supervisor Brasilaves Borges