Imagem destaque notícia Araporã sedia encontro regional de gestores ambientais

Araporã sedia encontro regional de gestores ambientais

26/10/2017 - 18:14 Agropecuária e Meio Ambiente

Gestores Ambientais de 11 cidades mineiras (Cachoeira Dourada de Minas, Canapolis, Campinas Verde, Centralina, Comendador Gomes, Janaúba, Indianápolis, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara e Uberlândia),     participaram do IV Encontro Regional de Gestores Ambientais que aconteceu em Araporã na última quarta-feira (25). O encontro teve como anfitriões a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Organizado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES) em parceria com a Prefeitura de Araporã, o evento aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores. O secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos Guerino recepcionou os convidados e as autoridades do Poder Executivo local e visitantes, como o vice-prefeito e secretário da Saúde Roberto Wanderley do Nascimento, e os secretários Eliane Martins Santana (Juventude, Esporte e Lazer), Celso Romildo Guerino (Administração), o diretor do IMPA João Carlos Pântano, presidente da Coopersol Francisco de Assis Lima Rodrigues, além de Enedino Júnior, assessor parlamentar do deputado Leonídio Bouças (PMDB) e os secretários de meio ambiente das respectivas cidades supra-citadas.

A programação foi iniciada com café da manhã e visita técnica à Usina Hidrelétrica Itumbiara (que faz parte do sistema Eletrobras Furnas).

Para o secretário de Meio Ambiente do município de Araporã, a parceria entre os municípios é fundamental para a elaboração de um plano pactuado em favor do meio ambiente. “É um prazer recebê-los em nossa cidade para esse evento que tem por objetivo principal intuito orientar os municípios piauienses a exercerem a gestão ambiental local e fortalecerem o sistema de proteção ao meio ambiente”, disse o secretário.

O vice-prefeito Roberto Wanderley do Nascimento reafirmou o compromisso do município de buscar alternativas de preservação e recuperação do meio ambiente.

O clico de palestras trouxe temas sobre avanços e entraves na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com enfoque nos impactos na qualidade de vida nas cidades. A primeira palestra abordou “Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos: obrigações do poder público e da sociedade”, ministrada pela doutora Ângela M. Soares (IG/UFU).

Na palestra seguinte, Karina F. Pereira (Salto Soluções Ambientais de Uberlândia) abordou o tema “Aterro Sanitário: técnica e manejo de valas sanitárias nos município”.

A última palestra do dia tratou da “Captação de recursos para execução dos planos PGIRS e PMSB” e foi ministrada por Ludmylla A. de Andrade, professora e psicóloga da cidade de Ituiutaba/MG.

Um dado interessante mostra que até o momento, apenas 40% dos municípios brasileiros conseguiram acabar com os lixões, cuja manutenção gera degradação do meio ambiente e impacto inevitável à saúde dos cidadãos. Os municípios também não têm conseguido dar um tratamento adequado à coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos, de forma que apenas cerca de 15% das cidades têm programas de coleta seletiva.

Para mudar essas estatísticas, os palestrantes foram unânimes em dizer que é preciso envolver a comunidade nas políticas públicas para o tratamento e destinação adequados dos resíduos sólidos. Reeducar é o primeiro passo, conscientizando a população sobre a coleta seletiva, a importância da separação do lixo orgânico e o reciclável daquilo que é rejeito.

O trabalho da Coopersol que iniciou suas atividades em Araporã nesse ano foi elogiado pelas autoridades durante o Encontro de Gestores Ambientais. Essas mesmas autoridades orientaram a cooperativa e o poder público a envolver a comunidade nesse trabalho, despertando hábitos simples como a seleção do lixo.

Após o ciclo de palestras, houve recepção das autoridades e convidados, no Centro de Lazer Antônio Rabelo que acompanharam apresentação de alunos e professores do Espaço de Música Ermelindo Ferreira de Oliveira e apresentação das ações ambientais desenvolvidas pela Secretaria de Agropecuária, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos no município de Araporã.

Aconteceu também à entrega da primeira Licença Ambiental Municipal para o Empreendimento Residencial Reserva do Lago SPE LTDA-EPP, sendo atividade licenciada “parcelamento do solo urbano para fins exclusiva ou predominantemente residenciais”.

O evento foi encerrado com um grande almoço de confraternização.