Imagem destaque notícia ARAPORÃ SUPERA META DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NA VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO E SARAMPO

ARAPORÃ SUPERA META DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NA VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO E SARAMPO

10/09/2018 - 16:30 Saúde

Enquanto o governo federal prorrogou até o dia 14 de setembro o prazo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo por que o país não conseguiu cumpriu com a meta de imunização, em Araporã a situação é outra bem diferente. Nessa campanha que aconteceu entre os dias 06 e 31 de agosto o município conseguiu vacinar 119,60% do público alvo formado por crianças com idade entre um ano e quatro anos, onze meses, vinte e nove dias. Os dados consolidados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. No Estado de Minas Gerais, durante o período da campanha, 91,91% das crianças foram vacinadas contra as doenças.
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) considera que o ideal é alcançar o índice de mais de 95% de cobertura vacinal.
Mas como explicar o índice de cobertura vacinal acima de 100% que o município obteve?
As estratégias de vacinação adotadas pela Secretaria da Saúde, como a divulgação intensa da campanha, a orientação aos pais sobre a importância da vacinação, a busca ativa realizada pela equipe de agentes comunitários de saúde, a realização do Dia D com atividades atrativas garantiram a vacinação de 100% do público alvo de Araporã. Além disso, no período de campanha as unidades de vacinação receberam ainda o público considerado flutuante. Esse público é formado por visitantes e pessoas de outras cidades que acabam tomando conhecimento da disponibilidade da vacina no município. E a vacina é um direito assegurado a qualquer pessoa dentro da faixa etária preconizada na campanha.
A exemplo da vacinação contra a pólio e o sarampo, a Secretaria Municipal da Saúde tem superado o índice de cobertura vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde para todas as campanhas de vacinação.
Segundo dados da Superintendência Regional de Saúde, dos dezoito municípios que integram a regional de Uberlândia, Araporã é a única cidade com índice muito baixo para doenças que contam no calendário vacinal do governo federal. No índice de vacinação do município supera 100%.
A vacina é 100% gratuita e é a ferramenta mais eficaz para prevenir uma série de doenças. A imunização do público alvo garante saúde e qualidade de vida à população. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor o risco de circulação e doenças como hepatite A e B, gripe, meningite, sarampo, poliomielite, febre amarela, dentre outras.

GECOM - GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO