Imagem destaque notícia Araporã vai receber carreta itinerante do câncer de mama

Araporã vai receber carreta itinerante do câncer de mama

22/01/2018 - 17:17 Saúde

A Prefeitura e a Secretaria da Saúde de Araporã irão disponibilizar gratuitamente exames de mamografia para mulheres com idade entre 50 e 69. Serão atendidas mulheres que nessa faixa etária não realizaram o exame ao longo dos últimos dois anos. Os exames serão realizados no mês de março em data a ser definida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante uma semana a carreta itinerante do SUS estará na cidade para a realização dos procedimentos. A estrutura tem capacidade para atender até 220 pacientes em uma semana.

As pacientes interessadas em realizar o exame devem procurar a unidade do PSF do seu bairro para triagem e encaminhamento. O agendamento será feito na Secretaria da Saúde. Para conseguir oferecer o benefício, o município precisa apresentar demanda, por isso é necessária a triagem. Mais de cem pacientes já manifestaram o interesse em fazer o exame.

Essa é mais uma conquista que a Prefeitura e a Secretaria da Saúde estão levando à comunidade araporense.

Para o vice-prefeito e secretário da Saúde, Roberto Wanderley do Nascimento, o rastreamento do câncer de mama é de fundamental importância para diagnosticar precocemente a doença. “O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. A saúde da mulher é uma grande preocupação para o governo municipal que não mediu esforços para buscar junto o SUS esse importante instrumento na luta contra o câncer de mama que é o exame de mamografia. É um exame que pode salvar vidas. Estamos trabalhando de forma contínua para ofertar serviços que possam trazer qualidade de vida para o nosso povo. Esse é um dos nossos principais compromissos”, disse o secretário.