Imagem destaque notícia ARAPORÃ VISITA FEIRA DA EDUCAÇÃO E ABRE PRECEDENTE PARA IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIO DE ROBÓTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

22/05/2019 - 09:49 Educação e Cultura

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araporã (SMEC) participou na semana passada da Bett Educar. A maior feira da educação da América Latina que acontece anualmente em São Paulo reúne pessoas, práticas e tecnologias para propiciar o desenvolvimento dos educadores, maximizando a aprendizagem dos alunos. Reunindo mais de 230 empresas nacionais e internacionais no mesmo espaço, a Bett Educação proporciona aos gestores da educação acompanhar a evolução didática e tecnológica que pode ampliar o leque de ferramentas oferecidas pelo município para melhorar a educação. O evento também oferece palestras e startups voltados para o enriquecimento curricular de educadores de todo o país.

Dois pontos chamaram a atenção da equipe técnica da SEMEC. Um deles foi a amplitude que a bilinguagem tem ocupado nas escolas. Nesse quesito, o município de Araporã está bem à frente das demais escolas públicas brasileiras. Desde o ano passado o município oferece aos alunos a oportunidade de cursar inglês gratuitamente, através de convênio firmado com o Centro de Idiomas Fisk. Cerca de 160 alunos já são beneficiados com o ensino de um segundo idioma.

Outra questão vista na Bett Educar foi o crescimento da tecnologia. A robótica não é mais uma visão futurista. Ela se consolidou como ferramenta de ensino e de transformação e está cada dia mais presente na formação didática dos alunos.

Presentes na feira, a prefeita de Araporã e a secretária da Educação mantiveram contato com empresas e manifestaram o interesse do município em instalar laboratório de robótica na Rede Municipal de Ensino. Para a prefeita, a robótica é uma das mais promissoras estratégias pedagógicas para estimular a aprendizagem “e Araporã não pode ficar à margem do desenvolvimento educacional através da tecnologia. É uma ferramenta que vai estimular o interesse do aluno pelas carreiras de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, proporcionando a eles novas perspectivas de ascensão pessoal e profissional. Vamos trabalhar para implantar laboratórios de robóticas nas nossas escolas e possibilitar que nossos alunos tenham acesso à formação tecnológica”, disse.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação