Imagem destaque notícia AULA DE MUSICALIZAÇÃO CONTEMPLA ALUNOS DE DUAS ESCOLAS DE ARAPORÃ

AULA DE MUSICALIZAÇÃO CONTEMPLA ALUNOS DE DUAS ESCOLAS DE ARAPORÃ

29/03/2019 - 17:54 Ação Social, Habitação e Defesa Civil Educação e Cultura

Projeto conta com parceria entre as Educação, Ação Social e Espaço de Música

Através de parceria entre as Secretarias da Educação e Cultura e da Ação Social, Habitação e Defesa Civil, alunos de duas escolas da Rede Municipal de Ensino estão tendo a oportunidade de participar do Projeto de Musicalização desenvolvido pelo Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira. O projeto faz parte da nova gradecurricular adotada pela Secretaria Municipal da Educação, funciona em contraturno e contempla alunos do tempo integral, sendo 80 crianças da Escola de Educação Infantil Lápis de Cor e 75 da Escola Prefeito Wilmar de Oliveira.

Ministradas por professores do Espaço de Música, as aulas de musicalização têm por objetivo trabalhar com os alunos a coordenação motora, disciplina, lateralidade, ritmo, cultura e arte. A socialização e convivência entre os colegas, reforçando os laços de amizade e companheirismo também fazem parte do aprendizado.

Conforme a coordenação do projeto, várias competências podem ser estimuladas com a música inclusive o prazer de fazer música. Ao desenvolver a musicalização, principalmente na pré-escola, possibilitar levar a criança a integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, conduzido-as para níveis cada vez mais elaborados, já que a música é considerada uma das formas mais enriquecedoras de se trabalhar com a criança, uma vez que desenvolve inúmeros aspectos que contribuem para desenvolver o raciocínio, em especial as questões reflexivas.

E dentro dessa proposta, a música representa papel de extrema importância, desenvolvendo um trabalho no qual a percepção musical é estimulada pela audição e interação com diversos tipos de canções, questões essas colocadas pelo Referencial Curricular Nacional.

Para a Secretaria da Educação, o trabalho da musicalização desde o início da fase escolar é extremamente nobre, uma vez que contribui na formação da criança, ensinando-a a viver em sociedade, oferecendo ao educador inúmeras questões que são fundamentais e fazem parte do currículo escolar, como exemplo: datas comemorativas, manifestações folclóricas, disciplina, respeito ao próximo, hábitos de higiene, boas maneiras, hábitos alimentares, entre outros.

GECOM – Gerenciamento de Comunicação