Imagem destaque notícia Banda Sinfônica Victal Reis encerra Jornada Cultural em Araporã

Banda Sinfônica Victal Reis encerra Jornada Cultural em Araporã

29/08/2017 - 14:07 Educação e Cultura

Em Araporã a programação da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto com diversas atividades culturais. O ponto alto do evento aconteceu na sexta-feira (25) com a apresentação da Banda Sinfônica Maestro Victal Reis (da cidade de Monte Alegre de Minas). A noite de gala aconteceu no Teatro Municipal João Guimarães Rosa e contou com a presença de toda a comunidade.

Sob a regência do maestro Leonardo Augusto Reis, a Banda Sinfônica apresentou um repertório variado, empolgando o grande público com as performances de “Live and let die”, “New York New York”, “Ive got under my skin”, “Medley Roberto Carlos (Detalhes, Como é grande o meu amor por você)”, “Emoções”, “Fascinação”,”I will survive”, “Medley Anos 70 (cant take my eyes, dance days, YMCA)”, “Seleção Tim Maia (azul da cor do mar, primavera, gostava tanto de você, descobridor dos sete mares)”,” Pintura Íntima” e “Do seu lado”.

E assim foi encerrada com chave de ouro a 6ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural, evento que mobilizou a comunidade araporense em torno de diferentes atividades e manifestações que alicerçam a tríade social, histórica e cultural do município de Araporã.

Para desenvolver as atividades que tiveram início na quarta-feira (23), a Prefeitura de Araporã mobilizou o Departamento de Cultura e a Secretaria da Educação e contou com parceria da Prefeitura de Monte Alegre de Minas.

Resumo da Semana

A programação da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais teve início em Araporã no dia 23 de agosto com exibição do documentário sobre o tombamento da Ponte Afonso Pena. O evento reuniu no Teatro Municipal João Guimarães Rosa alunos de unidades escolares como Escola de Formação Técnica Profissional José Inácio Ferreira, Olintha de Oliveira Vale e Mário Sidney Franceschi.

Depois da apresentação, os alunos participaram de visitação guiada a bens culturais e dos patrimônios tombados no município como a Usina Hidrelétrica Itumbiara (sistema Eletrobrás Furnas), Araporã Bioenergia, Igreja de Nossa Senhora da Guia, Imagem de Nossa Senhora da Guia e Ponte Afonso Pena.

À noite, aconteceu coquetel para o lançamento da Exposição “Um Olhar Especial para os Artistas Locais”. O evento que aconteceu no salão do Parque do Peão João Luis Ferreira reuniu trabalhos e obras de artistas do município. A exposição teve continuidade na quinta-feira (24) e na sexta-feira (25) com abertura ao público. Nessa oportunidade a comunidade pode conhecer o talento dos artistas da terra e conhecer mais sobre a Jornada do Patrimônio Cultural.

Na sexta-feira (25), chegando ao fim, a programação da Jornada Cultural abriu um parêntese mais do que especial para brindar o grande público com um evento de gala.

Cumprindo agenda de trabalho na cidade de Barretos, quando foi feita a entrega dos donativos e arrecadação da Festa do Peão de Boiadeiro à direção do Hospital de Câncer daquela cidade, a prefeita Renata Borges lamentou não poder participar do evento. Através da sua assessoria, deixou sua mensagem de boas vindas à Banda Sinfônica e assumiu o compromisso de se fazer presente na próxima edição da jornada que vai acontecer em 2019.