Imagem destaque notícia BOM DE BOLA E BOM NA ESCOLA

BOM DE BOLA E BOM NA ESCOLA

17/06/2019 - 08:30 Juventude, Esporte e Lazer

Projeto busca na prática esportiva o aprimoramento do cidadão.

Dentre as várias práticas esportivas promovidas pela Prefeitura de Araporã através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, uma vem se destacando sobremaneira. Trata-se do “Projeto Bom de Bola e Bom na Escola” que através das práticas esportivas associadas às atividades escolares busca o desenvolvimento da criança e do adolescente. O desafio consiste em afastar os participantes dos caminhos dos vícios e das drogas, promover a socialização dos mesmos e contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.
Estão inscritos no programa mais de 300 alunos dos quais 200 participam efetivamente dos esportes de campo, o futebol que envolve cerca de 150 participantes. Além deste, são praticados o Futsal, o Voleibol, o Basquetebol e o Handebol. Predomina a freqüência masculina com 70% e a feminina com 30%.

São alunos das redes municipal e estadual de ensino, de 06 a 17 anos de idade que participam de treinos duas vezes por semana e de competições outras como o campeonato interno anual, além de torneios regionais e os Jogos Estaduais de Minas Gerais (JEMG). Anualmente, a equipe de futsal participa das Olimpíadas Estudantis de Itumbiara onde as equipes masculinas e feminina conquistaram o título do ano passado.

PARCERIAS

O projeto tem a participação efetiva da Secretaria de Educação e Cultura que monitora o desenvolvimento escolar dos alunos e subsidia a Secretaria de Esporte das informações necessárias à manutenção dos mesmos no programa. Notas, freqüência escolar e disciplina são levadas em conta, permitindo, a partir dessa interação as correções necessárias no desenvolvimento do aluno.

Este projeto tem participação importante da Secretaria de Ação Social que através do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) disponibilizou recursos aplicados na aquisição dos kits esportivos (colete, calção, meias e chuteiras) distribuídos aos alunos.

O programa envolve toda a estrutura de pessoal da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, em particular a Escolinha de Futebol que o executa.

GECOM - Gerenciamento de Comunicação