Imagem destaque notícia CAMINHADA PASSOS QUE SALVAM MOBILIZA COMUNIDADE PARA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER INFANTOJUVENIL

27/11/2018 - 10:11 GECOM/Eventos

No último domingo (25) aconteceu em todo o país a 7ª Caminhada Passos que Salvam. Realizada pelo Hospital de Amor de Barretos, a caminhada tem por objetivo chamar a atenção da comunidade para as ações do HA e sua luta pela cura do câncer infanto-juvenil. A caminhada teve início em 2012, mobilizando cidades de oito estados brasileiros. A edição de 2018 foi abraçada por 566 cidades de 14 estados.

E Araporã foi uma das cidades que abraçou a campanha. Atendendo o chamamento da secretária da Saúde e coordenadora do HA no município, Carla Ferreira de Oliveira Teixeira, cerca de 100 pessoas participaram da Caminhada Passos que Salvam. Além de vários segmentos da comunidade, da coordenadora do HA, servidores públicos e empresários, também participaram da mobilização, a secretária da Saúde, a prefeita Renata Borges, o vice-prefeito Roberto Wanderley do Nascimento, os secretários Cristiane Maria da Silva (Educação) e Geraldo Adriano Costa (Obras e Infraestrutura). A mobilização se concentrou na Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale, de onde a caminhada saiu percorrendo as principais vias da cidade até chegar à Praça Dr. Antônio Hélio de Castro.

Para Carla Ferreira quanto maior o número de pessoas conscientizadas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, maior é a chance de conseguir que o tratamento seja eficaz, podendo alcançar até a cura. Ela agradeceu a equipe da Secretaria da Saúde, aos familiares, amigos e colaboradores da campanha. Foi graças à união de forças que centenas de kits foram vendidos durante a campanha. A renda a venda do kit, composto por mochila, camiseta e boné, é revertida para o Hospital de Amor Infantojuvenil que atende em Barretos pacientes de todas as regiões do país, inclusive da cidade de Araporã. “Não tenho palavras para agradecer cada um que abraçou essa causa. Só quem passa pelo problema conhece o tamanho da dor”, disse.

Carla Ferreira disse que foi através da adesão à Campanha Passos que Salvam realizada no ano passado que Araporã conseguiu incluir dois profissionais do município no programa de capacitação de médicos em sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, mantido pelo HA. Esses profissionais são habilitados pelo protocolo do hospital para o diagnóstico precoce do câncer. Participaram da capacitação a médica Lynea Honorato e enfermeira Marcela Borges.

Uma das voluntárias que participaram da Caminhada Passos que Salvam foi a psicóloga Silvana Vieira Carvalho Paiva. Ela falou da importância do amor e do acolhimento às pessoas que enfrentam a luta contra o câncer e destacou a grandiosidade o HA e a estrutura preparada para atender os pacientes de todo o país. A profissional elogiou a participação de Araporã na campanha e disse que o município está ando uma lição de solidariedade e amor ao próximo.

Segundo a prefeita Renata Borges, o amor ao próximo é o primeiro passo para um tratamento de qualidade. “Hoje contamos com o envolvimento de pessoas conscientes de suas responsabilidades sociais e sempre prontas a colaborar com causas sérias como essa. Sinto-me muito orgulhosa em ver o envolvimento da nossa cidade. Parabéns a todos os colaboradores, voluntários e participantes, de forma especial, parabenizo a secretária da Saúde, Carla Ferreira, pela sua luta incansável na coordenação do Hospital de Câncer no município e no acolhimento dos pacientes que precisam enfrentar o tratamento de câncer. Parabéns a todos”, reconheceu a prefeita.