Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia CAMPANHA CONTRA A GRIPE COMEÇA DIA 23

CAMPANHA CONTRA A GRIPE COMEÇA DIA 23

20/04/2018 - 17:53 Saúde

Começa no próximo dia 23, segunda-feira e vai até o dia 01 de junho em todo Estado de Minas Gerais a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza  A(H1N1). 12 de maio será o Dia “D”.

Em Araporã, estarão mobilizados os PSF’S 1 e 2, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 10:00 e das 13:00 às 16:00 horas. Pacientes deverão apresentar o Cartão do SUS, cartão de vacina e R.G. ou CPF. Portadores de doenças crônicas deverão apresentar laudos médicos a serem obtidos nos postos de saúde.

Grupos prioritários

Deverão ser vacinados: gestantes, professores, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, puérperas até 45 dias após parto, profissionais da Saúde, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, presidiários e funcionários do Sistema Prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e idosos a partir de 60 anos de idade.

Doenças crônicas

Nesta categoria estão os portadores de doenças crônicas respiratórias (asma, bronquite e outras doenças do pulmão); doença renal (estágios 3, 4 e 5, síndrome nefrótica e em diálise); doença hepática (atresia biliar, hepatites e cirrose); doença neurológica (c/complicação respiratória, AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla e similares, hereditárias degenerativas e deficiência neurológica grave); doença do diabetes tipo I e II; imunossupressão (congênita ou adquirida por doença ou medicação); obesos grau III; transplantados (órgãos sólidos e medula óssea) e portadores de trissomias (Down e síndromes de Klinefelter, Wakany e outras).

Laudo médico obrigatório

Portadores de doenças crônicas descritas no quadro acima deverão apresentar laudo médico. A medida visa assegurar a aplicação da vacina apenas nos casos comprovadamente necessários. Os portadores deverão o quanto antes agendar consulta no PSF de seu bairro para evitar atropelos de última hora.

Dia “D”

Trata-se de um dia especial de esforço concentrado com horário corrido das 8:00 às 16:00 horas cuja finalidade é alcançar as pessoas que não conseguiram a imunização no período normal. Será no dia 12 de maio, última chance para os não vacinados. É importante, entretanto, não deixar para aquele dia a ida ao posto, evitando assim filas e congestionamento nos postos de atendimento.

Prevenir sempre

Apesar da eficiência comprovada da vacina, autoridades sanitárias recomendam a adoção de medidas preventivas diárias. São elas: lavar constantemente as mãos com água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar. Neste caso, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; com gripe, evitar ambiente fechado e aglomeração de pessoas; não usar medicamentos sem recomendação médica. Diante de sintoma da doença, procurar imediatamente a unidade de saúde de seu bairro.

 

Últimas notícias