Intranet Acesso Webmail
Notícia

Notícia


Imagem destaque notícia Campanha de Vacina Contra Hepatite B

Campanha de Vacina Contra Hepatite B

22/08/2017 - 08:54 Saúde

Através do Departamento de Epidemiologia, a Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde desenvolveram a Campanha de Vacinação Contra a Hepatite B. O dia de vacinação aconteceu no sábado (19) no PSF 2 Lindalva Ferreira da Costa. As vacinas foram disponibilizadas gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Essa etapa da campanha teve como alvo o público adulto.

A hepatite B é uma doença transmitida por vírus e que causa irritação e inflamação do fígado. Este é um dos tipos de hepatites virais que existem, que são classificadas por letras A, B, C, D e E. No Brasil, estima-se que 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica da doença. A hepatite B é causada pelo vírus B (chamado também de VHB). Uma vez dentro do organismo humano, o vírus ataca os hepatócitos – as células do fígado – e começa a se multiplicar, levando à inflamação do órgão.

As formas de transmissão do vírus B são: sexual, sanguínea e vertical.

A hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), pois pode ser transmitida de pessoa a pessoa por meio do contato com sêmen, saliva e secreções vaginais durante relação sexual desprotegida. Isso acontece porque o vírus atinge concentrações muito altas em secreções sexuais.

A transmissão sanguínea ocorre por meio do compartilhamento de seringas com sangue contaminado, que é uma prática comum entre usuários de drogas injetáveis, em acidentes com material perfurante contaminado, entre trabalhadores da área da saúde, por meio de pequenos ferimentos presentes na pele e nas mucosas, hemodiálise, por transfusão de sangue - principalmente quando a contaminação acontece do doador de sangue para o receptor. Felizmente, desde que a avaliação de sangue doado tornou-se uma prática obrigatória nos bancos de sangue, a contaminação de hepatite B por meio de transfusão é cada vez mais rara.

A transmissão vertical é quando a contaminação acontece de mãe portadora do vírus B para a criança, que se dá durante o parto.

Disponibilizada gratuitamente, a vacina é uma forma eficaz e segura de ficar imune à doença. Uma vez completada as três dose da vacina, o paciente fica protegido pela vida toda.

Quem perdeu a oportunidade de se vacinar no sábado ou não completou o cartão de vacinas, deve procurar a unidade do PSF 2 localizada no Setor Alvorada para tomar a dose da vacina, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 13h às 16h. è importante levar o Cartão de Vacinas e o Cartão SUS.

 Cidade de Araporã

É pra você que a gente trabalha!

 

Últimas notícias