Notícia

Imagem destaque notícia Campanha de vacinação contra a gripe é reforçada com o Dia D

Campanha de vacinação contra a gripe é reforçada com o Dia D

No último sábado (12) a Prefeitura de Araporã, a Secretaria da Saúde e o Departamento de Epidemiologia realizaram o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Influenza que aconteceu nas salas de vacina do PSF 1. A Secretária da Saúde, Carla Ferreira de Oliveira Teixeira acompanhou as atividades do Dia D. A campanha tem como público alvo prioritário crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) trabalhadores em saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis mediante prescrição médica. A vacina é disponibilizada pelo governo federal, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quem perdeu o Dia D não precisa se preocupar. A campanha terá continuidade até o dia 1º de junho. Para vacinar, é preciso procurar uma das salas de vacinas dos PSFs 1 (Centro) ou 2 (Setor Alvorada) com o Cartão de Vacinação e Cartão SUS, no horário das 7h às 10h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. Portadores de doenças crônicas devem apresentar laudo médico.

A vacina disponibilizada pelo SUS é trivalente, protegendo contra três tipos de influenza, como o H1N1, H3N2 e o B. A vacina é contraindicada para uso por indivíduos com histórico de reação alérgica grave às proteínas do ovo ou seus derivados, às proteínas de galinha, a qualquer componente da vacina (ou seja, como definido na composição, incluindo os resíduos de fabricação), ou após a administração prévia desta vacina ou outra vacina contendo os mesmos componentes.

Cidade de Araporã

É pra você que a gente trabalha!